Tatiana Félix (Adital)

Consolidada desde 1994 como palco para promover o principal evento de economia solidária (ES) no Brasil, a cidade de Santa Maria, no Rio de Grande do Sul, já se prepara para a 20ª edição da Feira do Cooperativismo de Economia Solidária de Santa Maria “Uma experiência aprendente e ensinante”, que se realizará de 11 a 14 de julho deste ano, junto com a 2ª edição da Feira Mundial de Economia Solidária e o 2º Fórum Social de EcoSol.

A Feira que começou local foi crescendo em atividades e abrangência, e hoje já se consagra como um evento internacional, que reúne centenas de organizações, coletivos e cooperativas da economia solidária de todas as partes do Brasil e da América Latina. Os/as interessados/as em participar dos grandes eventos do cooperativismo alternativo de Santa Maria têm até o dia 31 de maio para realizar sua inscrição.

Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição e as fichas referentes às atividades paralelas como seminários e oficinas nas quais queira participar. Além dos empreendimentos solidários e dos grupos de comercialização, também é preciso inscrever as caravanas. Quem quiser enviar artigos para o jornal do 2º Fórum Social e da 2ª Feira Mundial de ES também deve enviar o texto até o dia 31 de maio. As fichas e demais orientações podem ser conferidas no site do Projeto Esperança/Cooesperança: www.esperancacooesperanca.org.br.

O objetivo destes eventos é promover e fortalecer a economia solidária como movimento alternativo ao capitalismo e ao desenvolvimento integral, sustentável e democrático, sendo uma prática expressão do bem viver. Além disso, nos eventos solidários de Santa Maria também acontece um rico intercâmbio de experiências entre os diferentes atores participantes; a promoção de políticas públicas e a articulação em redes nos níveis locais, regionais, nacional e global das organizações solidárias com outros movimentos sociais.

O local se transforma em um grande espaço para articulações, troca de ideias e de experiências, consumo e comércio consciente, debates, seminários, apresentações culturais; promoção da agricultura familiar, reciclagem, artesanato, trabalhadores do campo e da cidade, e povos indígenas, entre outros atores comprometidos na construção de um “Outro mundo possível”. Também durante os eventos, ocorre a articulação nacional e internacional que motiva a consciência para um comércio justo, consumo ético e solidário, no fortalecimento da segurança alimentar nutricional e sustentável, motivando o consumo apenas de produtos naturais, em defesa da qualidade de vida e da saúde dos/as consumidores/as.

Neste ano, o Fórum Mundial de Economia Solidária se centrará em três eixos temáticos: Consumo Responsável, Organização do Movimento de Economia Solidária e Marco legal para promover e apoiar essa economia alternativa.

As atividades fazem parte do Calendário Nacional de Feiras – Feiras em Rede, do Projeto Nacional de Comercialização Solidária Projeto Esperança/Cooesperança, Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria, Cáritas Brasileira, Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Instituto Marista de Solidariedade (IMS), entre outras organizações do Brasil, do Mercosul e da América Latina.

Assim como acontece em todos os anos, as atividades são realizadas no Centro de Referencia de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na rua Heitor Campos, s/nº, no bairro Nossa Senhora Medianeira.

Para mais informações, acesse um destes sites:www.esperancacooesperanca.org.br, www.fbes.org.br ou www.cirandas.net

Ou envie e-mail para: projeto@esperancacooesperanca.org.br, projespcooesp@terra.com.br ou forum@fbes.org.br.