Fonte: http://noticiasdenovaguarita.blogspot.com.br/2013/03/fazendeiro-do-municipio-de-nova-guarita.html

Depois de denúncia feita por famílias atingida por herbicidas em uma Comunidade conhecida por Gleba Gama interior de Nova Guarita MT no ultimo dia 15, resolveram denunciar o fazendeiro Sr. Carlos Braga para o ministério público de Terra Nova do Norte, segundo a denúncia, famílias foram vitimas de intoxicação.

A GPM de Nova Guarita foi acionada pela promotoria de justiça de Terra Nova do Norte-MT que próximo uma área em conflito com assentados, um avião pulverizava pastagens com herbicida e atingia outras propriedades. Os policiais militares de imediato deslocaram até o local, e ao se aproximar da localidade avistaram o avião em pleno vôo, e pulverizando na área. Os policiais ao chegar a uma residência depararam com pessoas com sinais de irritação por parte do herbicida. Seis (06) pessoas foram encaminhadas para hospital municipal de Terra Nova para serem medicadas e foram liberadas em seguida.

Já o proprietário da fazenda Baixada Verde em Nova Guarita o Sr. Carlos Braga com mais dois (02) funcionários de uma empresa de Sinop responsável pela aplicação do herbicida foram detidos, pagaram fianças e foram liberados, foram aprendidos um caminhão furgão F4.000, muitos galões de herbicidas, mais foi liberado nesta segunda 18, o Delegado da polícia Civil Adriano marcos Alencar do município de Terra Nova do Norte é o responsável pelo inquérito e vai continuar investigando o caso.

Segundo a polícia civil, a empresa que fazia a pulverização é licenciada e especializada no ramo está regularizada tem prontuário e que todos os insumos utilizados na pulverização aérea tem origem onde foram apresentadas as devidas notas fiscais e o caso segue na justiça.

E nós aqui em Alta Floresta parece que estamos apenas esperando para também sermos agradiados com este tipo de coisa. Precisamos começar um movimento mais forte em todos os municípios para coibir esta prática. Poderíamos usar o evento do dia 06 e 07 de Abril para marcar uma posição a este respeito.