Por Secretaria Executiva do FBES

O Banco Palmas comemora 15 anos de muita luta e construção no campo das finanças solidárias, para incrementar esta festa, lançou recentemente o livro Banco Palmas: resistindo e inovando e um vídeo comemorativo. Entre nesta festa!

O livro resulta da pesquisa “Banco Palmas 15 anos: Resultados e perspectivas para a superação da pobreza”, realizada pelo Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo – NESOL/USP, contemplando alguns resultados das ações do Banco Palmas na região do Grande Jangurussu, considerada a área de maior concentração de pessoas vivendo em condições de extrema pobreza de Fortaleza-CE, segundo informações do IBGE e do IPECE.

A pesquisa enfocou os temas do desenvolvimento socioeconômico territorial, da organização comunitária e do controle social, segundo indicadores desenvolvidos pelo NESOL/USP, em parceria com a Universidade de Columbia-NY.

O livro em pauta traz artigos de professores e pesquisadores renomados como Ladislau Dowbor, Paul Singer, Bernard Lietaer, Heloisa Primavera, Eduardo Diniz, Genauto França-Filho, Marusa Vasconcelos, além da apresentação de capa do professor Edgar Morin. Os assuntos versam sobre as temáticas da Economia Solidária, Desenvolvimento Local, Superação da Pobreza, Inclusão Financeira e Bancária e os Bancos Comunitários.

A perspectiva central da publicação é tentar apresentar, em diversos contextos e debates, a importância dos Bancos Comunitários no âmbito das finanças solidárias.

Acesse o livro em http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1737&Itemid=18