Fonte:MST (www.mst.org.br)

Um dos principais coordenadores do MST em Campos, Cícero Guedes dos Santos foi assassinado a tiros nesta madrugada. Cícero foi visto pela última vez de bicicleta, por volta das 22 horas de sexta-feira, circulando entre os lotes do Assentamento Oziel Alvez, nas terras de Cambayba, do qual foi o principal coordenador da luta pela sua implantação. Cícero foi atingido na Estrada da Flora por diversos tiros na cabeça.

A Polícia Militar está no local e aguarda-se a presença dos peritos da Polícia Civil. Cícero tinha idade próximo dos 55 anos. Era um defensor ardente da reforma agrária e compreendia ser esta uma solução para o desenvolvimento social de parcela importante da sociedade brasileira.

Conheci Cícero em diversas reuniões comunitárias e em reuniões com autoridades defendendo os assentados e os pequenos proprietários rurais. Era implacável com aqueles que buscavam lotes para se assentarem e depois o comercializavam. Defendia que o Incra retomasse estas propriedades e devolvesse àqueles que queriam trabalhar na terra para produzir alimentos e viver da atividade rural.

Ultimamente, Cícero tinha como maior preocupação a possibilidade do novo traçado da BR-101, passando pela estrada dos Ceramistas cortasse ao meio os assentamentos Oziel Alves em Cambayba e Zumbi dos Palmares em Guarus, inviabilizando os mesmos e ampliando a urbanização da cidade, ocupando os espaços dos pequenos produtores.

O assassinato de um dos maiores léderes do MST em Campos evidencia, mais uma vez, o conflito pela posse da terra e o acirramento pela disputa e desapropriações rurais no município. Será necessário apurar a fundo e com detalhes quem são os executores e os mandantes deste brutal assassinato de um líder comunitário autêntico e indefeso.

Fatos

O agricultor assentado Cícero Guedes dos Santos passou a ser assentado em 2002. Deu ao lote recebido na reforma agrária de “Brava Gente”. Sempre teve consciência e preocupação ecológica e com a diversidade das plantações e do cuidado com a fauna. Acabou sendo um dos principais inspiradores desse tipo de consciência e do entendimento da mesma fez com que esse sentimento de preservação e convívio fosse dia-a-dia aumentando.

Segundo o site Agroecologia e Rede, Seu Cícero também ficou conhecido pelas bananas presentes em muitas partes do lote, consorciadas com leguminosas, milho e espécies frutíferas.

O blog repete que o assassinato do assentado e um dos líderes do MST, Cícero Guedes dos Santos é um grave atentado à cidadania e à luta comunitária no município de Campos dos Goytacazes e toda a região.

Cícero Guedes, foi encaminhado agora para o IML de Campos, depois da Polícia Civil ter periciado o local do assassinato. A família está acompanhando todo o processo. Segundo informações Cícero tinha seis filhos. O local do velório ainda não está decidido. Há comoção é grande entre os assentados e pequenos proprietários rurais que conheciam Cícero no dia-a-dia.