Por Comissão Organizadora Nacional da V Plenária de Economia Solidária
É com muita alegria e sentimento de dever cumprido que agradecemos à todas e todos militantes da economia solidária, que juntos construíram e tornaram possível a realização da V Plenária Nacional de Economia Solidária.
Concluímos mais uma etapa no fortalecimento da economia solidária no Brasil, demos mais um passo nesta construção. Cada consenso estabelecido, cada mão levantada nas votações, cada representante estadual que veio de sua terra até Luziânia, cada integrante das comissões de trabalho, cada reunião realizada no processo preparatório, cada plenária local concluída, cada apoiador/a no projeto do Catarse, cada organização patrocinadora, enfim, cada um de nós acumulou forças para que a nossa plenária fosse realizada da melhor forma possível no lema da economia solidária: bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável.
Elencamos abaixo importantes contribuições neste processo da V Plenária:
Aos fóruns locais e estaduais de economia solidária que mobilizaram os 10 mil trabalhadoras/as de economia solidária, realizaram as mais de 200 plenárias preparatórias e organizaram a vinda das delegações à etapa nacional.
As equipes de trabalho da plenária que contaram com a contribuição de fundamentais e importante militantes do movimento de economia solidária: sistematização, metodologia, infraestrutura, cultura, comunicação, mística e saúde.
Às trabalhadoras da secretaria executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.
À todos os 132 apoiadores e apoiadoras que fizeram viável o projeto da V Plenária no Catarse, com contribuições voluntárias e autonomas de pessoas físicas militantes.
Ao apoio e patrocínio da Senaes, fundamental para concretizarmos a realização da V Plenária Nacional.
Ao apoio e patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial/MDA, Instituto Marista de Solidariedae, Banco do Nordeste do Brasil, Fundo Nacional de Solidariedade, Conab, Cáritas Brasileira, UNB, Contag, Renajoc e Sesol/BA.
Á todos os apoios obtidos através das articulações estaduais e locais, desde o cafezinho até a vinda à etapa nacional.
Aproveitamos esta mensagem para desejar um feliz natal e ótimo 2013 que vem recheado com as definições da V Plenária Nacional, com o desafio de juntos tornarmos realidade as definições sobre horizonte político, ações e organicidade do movimento de economia solidária.
Por sim, relembramos a emocionante música cantada pelo grupo Bate Palmas do Ceará, no último dia de nossa plenária:
Parabéns povo guerreiro
Presentes nesta Plenária
Nós estamos construindo
Uma prática libertária
Que se chama Economia
ECONOMIA SOLIDÁRIA
Neste encontro planejamos
Atitudes decisivas
Ampla participação
Políticas educativas
Renovação de valores
Com ações afirmativas
Se eu disser Economia
Você diz é Solidária
Se eu disser que luta é essa
É ação comunitária
Parabéns pelos avanços
Aqui na V Plenária
A humanidade precisa
Dar uma volta por cima
Num encontro como este
Se aprende e se ensina
Uma lição solidária
Da América Latina
Acesse fotos, vídeos, carta política final, relatórios e outras informações em: http://cirandas.net/v-plenaria-nacional-de-economia-solidaria