Fonte: www.sites.marista.edu.br

Ocorreu em 7 de julho, em Chapecó (SC), a 3ª Feira Microrregional de Economia Solidária do Oeste Catarinense: Fortalecimento Local, realizada no pátio do Mercado Público Regional. A Feira, apoiado pelo IMS (Instituto Marista de Solidariedade) por meio do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, contou com a participação de 25 empreendimentos de economia solidária que expuseram produtos diversos provenientes da área urbana e rural. Artesanato, agricultura familiar, produtos agroecológicos, comidas caseiras e típicas foram algumas das variedades que compuseram a feira.

Além da comercialização, a feira também proporcionou um momento de formação para os empreendimentos que participaram. Pela manhã ocorreu um seminário que propiciou um debate sobre cooperação como um dos princípios da economia solidária e um momento de intercâmbio de experiências. À tarde, ocorreu uma oficina sobre reaproveitamento de alimentos, na qual foram ensinadas várias receitas com partes dos alimentos que descartamos.

A Feira reuniu 25 empreendimentos da Economia Solidária da região Oeste. Um deles é a Mães de Nazaré, do Distrito de Marechal Bormann, que trabalha com a reciclagem de lã e malharias. No grupo participam 15 mulheres e a comercialização é realizada no “boca a boca”. “A gente se encontra, conversa, trabalha, uma passa conhecimento para outra”, contam as mulheres que fazem parte do grupo. De acordo com as participantes, elas trabalham com restos de lã e tecidos que iriam para o lixo.

Também participaram da Feira a Associação Regional de Artesãos e Artistas Plásticos do Oeste Catarinense (Araapoc) e empreendimentos dos municípios da região como Coronel Freitas, Formosa do Sul, Cordilheira Alta, entre outros. Entre os empreendimentos podemos citar um que vem da agricultura familiar que é a Associação Catarinense de Citricultores (Acacitros), com 120 associados, e que expôs laranjas e sucos orgânicos produzidos no empreendimento.

A 3ª Feira Microrregional de Economia Solidária foi realizada pelo Fórum Regional de Economia Solidária da Região Oeste de Santa Catarina com a parceria do IMS, FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e outras organizações locais.

Com informações do ClicRBS.