Por Secretaria Executiva do FBES

Ocorreu em 14 de julho de 2012, o VIII Seminário Latino Americano de Economia Solidária durante a VIII Feira de Economia Solidária do Mercosul, em Santa Maria – RS. O seminário contou com a participação de militantes da economia solidária de Brasil, Argentina e Uruguai e foi organizado pelo FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), EMS (Espaço por um Mercosul Solidário) e Ripess-Lac (Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária da América-Latina e Caribe).

O objetivo do seminário foi analisar a situação da região quanto a relação entre o estado e a sociedade civil, do ponto de vista do movimento da economia solidária, principalmente num contexto regional de quebra de democracias e golpes de estado.

Pela manhã os debates tiveram como foco a construção de um quadro geral sobre a avaliação do nível de participação da sociedade civil no Estado em seus diferentes níveis (Mercosul, nacional, estado e municipio). Foi percebido os distintos níveis desta participação entre os três países e da necessidade de estratégias para sua melhoria.

Na sequência uma dinâmica questionou os participantes sobre as eleições, com a questão: as eleições são expressão efetiva de democracia? Trazendo à tona as tensões impostas a democracia na América Latina pela execução de golpes de Estado aparentemente por vias legais, mas ilegítimas.

Outro momento dos debates foi sobre as leis de economia solidária no continente e os caminhos para que os processos de construção e conquista de leis contribuam na consolidação da democracia na América Latina.

Ainda sobre o tema da democracia, na parte da tarde em reunião de trabalho, os participantes do Seminário mobilizados pelo Espaço por um Mercosul Solidário (EMS) lançaram uma Declaração de apoio a luta do povo paraguaio, contra o golpe de estado parlamentar.

Por fim, foram dados encaminhamentos para a preparação do II Forum Mundial da Economia Solidária, que ocorre entre 11 e 14 de julho de 2013 em Santa Maria – RS. O II Fórum ocorrerá junto com a 20a Feicoop e com as comemorações dos 20 anos da Feira do Mercosul e dos 10 anos do FBES. A expectativa é de que este II Fórum Mundial possa reunir expressões e experiencias de economia solidária de todo mundo, com sua organização pelas redes da América-Latina.

Acesse em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7014&Itemid=62