Por Secretaria Executiva do FBES

A Rede Baiana de alimentação, formada por cooperativas e grupos baianos de economia solidária, tiveram resultados positivos com o fornecimeto de milhares de refeições durante a Cúpula dos Povos, no mês de junho, no Rio de Janeiro.

Além de fornecer a alimentação, a convivência dos mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras da Rede permitiu aos membros fazer análise sobre as práticas da economia solidária, e mostrar para o Brasil e o mundo, a viabilidade desta economia alternativa. Diversos sonhos foram realizados entre eles, o reconhecimento do trabalho da Rede Baiana na plenária final, com varias intervenções dos movimentos sociais e, principalmente do FBES.

Este fornecimento permitiu a Rede de Alimentação ter uma sobra satisfatória para todos os membros, dando condições de constituir um fundo de caixa para a Rede e também contribuir com um valor de R$ 5.000,00 para o fundo solidário do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Além do ganho econômico, a Rede computou também o ganho social, pois os membros tiveram oportunidade de conhecer outro estado, outros povos, outras culturas, a oportunidade de uma integração durante um período mais longo entre os membros, e alguns até realizaram o sonho de viajar de avião e rever familiares que já não se viam há muito tempo por falta de recursos financeiros.

Toda esta conquista é fruto de muito trabalho coletivo, negociações e parceria com o grupo de articulação da Cúpula dos Povos, com a garra dos trabalhadores e trabalhadoras baianas.

Economia Solidária: outra economia já acontece!