Por Secretaria Executiva do FBES

Entre 10 e 12 de julho, ocorre em Porto Alegre, a Plenária Temática de Educação cujo objetivo é contribuir com o movimento, propondo o projeto político pedagógico da economia solidária. A proposição desta Plenária Temática é das organizações que estão implementando o projeto Centros de Formação de Economia Solidária: Cáritas Brasileira, Instituto Marista de Solidariedade, Escola Centro-Oeste da CUT, Universidade do Vale do Rio do Sinos e as Universidades Federais: Rural de Pernambuco e do Pará. Esta atividade se junta ao Seminário Nacional sobre Projeto Político Pedagógico da Economia Solidária, previsto no projeto CFES Nacional.

Durante os anos de 2010, 2011 e 2012, as organizações que estão implementando os CFES junto com os coletivos de educadores-as da economia solidária e fóruns de economia solidária desenvolveram a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). A proposição de construção de um PPP, neste processo, esteve voltada para uma contribuição ao movimento de economia solidária, sendo que cada região do país realizou atividades de produção coletiva para o documento nacional.

Tal documento dialoga com os acúmulos do movimento de economia solidária no tema educação, retomando as deliberações e afirmações das Oficinas Nacionais de Formação, Plenárias Nacionais e Conferência Nacional de Temática de Formação e Assessoria Técnica, e aprofundando os temas sobre pedagogia e autogestão, rede de educadores-as da economia solidária.

Estão presentes no PPP questões centrais na V Plenária: educação e cultura, autogestão e autonomia; território e territorialidade; diversidades, fortalecimento dos Fóruns Estaduais e relação com a Rede de Educadores-as, sustentabilidade e autonomia do movimento, estratégias organizacionais, forma de fazer política e economia: coerência entre a prática e a teoria, os princípios e valores da economia solidária, articulação com os demais movimentos sociais.

Programação da Plenária Temática

1 – Acolhida

2 – Socialização dos processos regionais de construção do PPP: produção coletiva e elementos centrais ao PPP Nacional da Economia Solidária

3 – Análise de conjuntura: reflexão coletiva sobre conjuntura e contexto para a elaboração da primeira parte do PPP (marco situacional)

4 – Economia solidária e educação: a partir dos acúmulos do movimento de economia solidária (oficinas, plenárias, conferências) e dos debates ocorridos nas regiões, será feita a elaboração da segunda parte do PPP (fundamentos político-filosófico e marco referencial)

5 – Estratégias para educação em economia solidária: elaboração do planejamento para ações em educação na economia solidária, envolvendo a Rede de Educadores-as (marco operacional).

Participam da Plenária Temática educadores/as de todos os estados do país, indicados pelos coletivos de educadores/as, que tenham participado da elaboração regional do PPP e que preferencialmente sejam integrantes do Fórum de economia solidária; os/as indicados-as para o GT de Educação e Cultura do FBES e as equipes regionais e nacional do CFES.

Organizações, redes e coletivos da economia solidária podem propor e realizar até 18 de setembro/2012 Plenárias Temáticas que promovam o debate e realizem proposições sobre temas da V Plenária Nacional de Economia Solidária.

Saiba mais em http://cirandas.net/v-plenaria-nacional-de-economia-solidaria