Por Secretaria Executiva do FBES

Ocorreu entre os dias 11 e 13 de junho o V Encontro Latino-americano e Caribenho de Economia Solidária e Comércio Justo. No dia 10.06 várias delegações chegaram ao evento, como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, México, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, República Dominicana, Bolívia, França, Espanha e Bélgica. A quantidade de inscritos superou a expectativa inicial, com mais de 330 inscritos, o que expressa o crescimento das práticas solidárias e da Ripess-Lac, criada em 1998.

Altagracia Santos, conhecida como Chilo, é membra do Conselho Diretivo da Ripess-Lac e atua em uma organização binacional entre Chile e EUA acompanhando redes locais, regionais e internacionais, em uma coalisão rural de indígenas e camponeses para troca de conhecimentos e na busca de respostas locais para produção, distribuição e consumo que estejam nas mãos das pessoas. A expectativa de Chilo é de que este encontro possa fortalecer as redes a nível local e internacional, porque “temos propostas para mostrar à sociedade, encontramos respostas para uma economia nas mãos das pessoas”.

Outro participante do Encontro é Valter Lopes, membro do movimento camponês da Guatemala e integrante da Ripess-Lac representando a rede de economia solidária chamada Pecosol que integra cinco países da América Central, para a integração de experiências e intercâmbio de produtos. “Queremos visibilizar nossas iniciativas ante o processo de globalização, para que nossos povos e comunidades que são pluriétnicas e multilíngues sejam respeitadas na defesa de seu território, nas práticas de bem viver, garantindo e fortalecendo a segurança e soberania alimentar das comunidades”, destacou Valter.

Saiba mais em http://cirandas.net/v-encontro-latinoamericano-de-economia-solidaria-e-comercio-justo