Fonte: Samara Carvalho (samarasampaio@hotmail.com)
Aconteceu entre os dias 30/04 a 05/05 na Obra Kolping Estadual do Piauí, em Teresina – Piauí, o 2º Curso Estadual de Comercialização e Finanças Solidárias. O curso faz parte do projeto do CFES – Centro de Formação em Economia Solidária (Ministério do Trabalho e Emprego – MTE/SENAES, UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco), com apoio do Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES.
A proposta do curso seguiu a metodologia autogestionária, participativa e de trocas de experiências, visando a integração entre os participantes e com um espaço para mostra e comercialização de produtos solidários.
Estiveram presentes 40 (quarenta) representantes de Empreendimentos Econômicos e Solidários dos Municípios de Teresina, José de Freitas, Esperantina, Campinas do Piauí, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato, Lagoa do São Francisco, São Pedro do Piauí, Fartura do Piauí, Pedro II, São João do Arraial, Queimada Nova e Campo Maior. Além de representantes de Entidades de Apoio e Fomento (Cáritas, Obra Kolping Estadual do Piauí, Cooperativa Sempre Verde, Cooperativa Frutos Daqui, CONTAG, Grupo Matizes, Sindicatos, Associações, etc) e Gestores Públicos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, do Núcleo de Economia Solidária e Gabinete Parlamentar Dep. Federal Nazareno Fonteles.
Dentre as temáticas abordadas, destaca-se os temas envolvendo a Educação Popular, Comercialização Solidária, Finanças Solidárias, além de discutir os programas de Comercialização presentes no Estado do Piauí (PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – CONAB) e as experiências exitosas dos Bancos Comunitários (Banco Cocais – São João do Arraial – PI).
Para Raimundo João (Obra Kolping Estadual do Piauí e representante do CFES Regional), “o grande desafio hoje é viver a economia solidária não como um projeto qualquer, mas como um projeto de vida. Pois sabe-se que hoje a economia formal, capitalista, não respeita o ser humano e a natureza e através da Economia Solidária geramos vidas e ultrapassamos barreiras na construção de um mundo mais justo e solidário.”