Fonte: Casa da Mulher do Nordeste
Entre os dias 02 e 04 de maio, a Casa da Mulher do Nordeste realiza no Sertão do Pajeú um encontro para discutir a “crise climática” e seus impactos sobre as mulheres, tema que será discutido na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Rio de Janeiro em Junho de 2012. Está previsto a participação de 80 mulheres agricultoras e artesãs de Recife e Região Metropolitana, Sertão do Pajeú e do Nordeste.
A programação abre com a mesa sobre Incidência em Políticas Públicas: Rio + 20, com a presença de Nara Correa, do Comitê Pernambucano para o Rio +20, Dilce Feitosa, ativista do movimento ambientalista, e Gabriela Monteiro, assessora do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste.
No segundo dia, as mulheres do projeto Tecendo um Nordeste Solidário apresentam experiências interessantes no campo ambiental e produtivo no chamado “Carrossel de experiências”, momento em que são socializadas ações dos grupos de produção para um desenvolvimento social e sustentável. No mesmo dia, debatem com Lia Beltrão, da aliança Empreendedora, sobre Gestão Produtiva e Sustentabilidade. O evento promete ser um espaço de reflexão e de socialização de práticas por um modelo de desenvolvimento sustentável, com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres no processo preparatório da Rio+20.