Fonte: Cáritas Brasileira

Convidamos a todos para participar do seminário COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA: Gestão de Resíduos Sólidos com Participação de Catadores, que se realizará no dia 30 de março de 2012, a partir das 9h, no auditório do Instituto de Economia/UNICAMP.

Com a promulgação da Lei 12305 de 2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) houve uma alteração do cenário para as políticas públicas em resíduos sólidos. Essa lei definiu parâmetros para controle social na gestão de resíduos como conjunto de mecanismos e procedimentos que garantam à sociedade informações e participação nos processos de formulação, implementação e avaliação das políticas relacionadas aos resíduos sólidos. Colocou também os catadores como protagonistas nas políticas públicas.

Dessa forma, a partir dos avanços garantidos por essa lei e também de experiências bem sucedidas de coleta seletiva solidária em outras localidades, o objetivo do seminário é contribuir para a reflexão, debate e elaboração propostas para a gestão de resíduos sólidos em Campinas que possam garantir melhores condições ambientais para o município e também melhores condições de trabalhos para as cooperativas de triagem e catadores.