por Secretaria Executiva do FBES

Terminou no último dia 21/03 o Seminário Nordeste sobre a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, um esforço da Articulação Nacional de Agroecologia junto a redes e movimentos sociais para elaborar uma proposta para influenciar a pauta do governo Dilma quanto à uma política nacional de agroecologia.

A proposta é que o acordo com o governo seja apresentada na Rio+ 20 em junho deste ano, e que até lá ocorram Seminários em todas as regiões do país, finalizando com um Seminário Nacional.

O evento teve início nesta terça-feira (20/03) realizado em Salvador, e tem como representantes do FBES Ana Dilma, pela Coordenação Executiva e Lidiane Freire pela Coordenação Nacional do Rio Grande do Norte.

Segundo a Articulação Nacional de Agroecologia “devemos chegar ao final dos seminários com uma proposta de política bem delimitada, com objetivos, diretrizes, gestão da política e elementos para o seu detalhamento, ou seja, os instrumentos, ações executivas prioritárias, fontes de financiamento e o próprio processo de detalhamento da política”.

E após isso, pretende-se iniciar o processo de discussão e negociação da política, com a apresentação das propostas em várias instâncias do governo, com outros agentes públicos nas regiões e estados e também nas redes e movimentos, levando em consideração inclusive o contexto da Rio + 20 e Cúpula dos Povos.

Acesse o documento base destes debates em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1552&Itemid=99999999