Fonte: Instituto Marista de Solidariedade (http://marista.edu.br)

A União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE), por meio da coordenadora do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), Shirlei A. A. Silva, comunica o resultado do edital n. 1/2012 que selecionou 12 Feiras de Economia Solidária, microrregional e/ou temática no Brasil, uma ação do Projeto Nacional de Comercialização Solidária em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES e recursos da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/MTE, conforme Convênio nº 702019/2008.

Para este edital, foram recebidas e analisadas 55 propostas de feiras de economia solidária, de 21 estados brasileiros (Acre, Amapá, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato do Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins).

A comissão de seleção juntamente com a Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES definiu critérios para seleção dos projetos recebidos, sendo-os:

1. Projetos que se enquadram dentro dos aspectos fundamentais e desejáveis estabelecidos no Termo de Referencia do presente Edital;

2. Projetos que utilizaram exclusivamente o formulário disponibilizado quando do lançamento do edital;

3. Projetos que potencializam a maior abrangência e alcance da ação do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, ou seja, que garantam apoio para feiras de economia solidária, nas modalidades microrregionais e ou/temáticas na maioria das regiões do país;

4. Propostas que potencializem a otimização dos recursos federais – Apoiar projetos recebidos de localidades que não foram contempladas nos editais da SENAES para Estados e Municípios que prevêem apoio às Feiras de Economia Solidária;

5. Propostas construídas por empreendimentos econômicos solidários e/ou articulações com os fóruns estaduais, microrregionais ou municipais de economia solidária;

6. Fortalecimento de estratégias de continuidade de feiras de economia solidária em diferentes territórios/municípios;

7. Apoiar propostas de Territórios/municípios que não receberam apoio pelo Projeto Nacional de Comercialização Solidária em editais anteriores para apoio a feiras de economia solidária.

O edital n. 1/2012 prevê a seleção de 11 feiras microrregional e/ou temática de economia solidária em todo país. Neste edital tivemos uma particularidade, a comissão definiu que seriam selecionadas 12 feiras, pois 02 propostas encaminhadas, solicitaram valores inferiores ao previsto no presente edital, sendo as propostas do Estado do Paraná com valores inferiores a R$ 15.000,00 cada proposta, tendo o condicionante que as despesas destas 2 feiras corresponderá ao valor de uma única feira.

Afirmamos que as feiras de economia solidária são espelhos de uma sociedade construída pela população, pela economia, pela cultura, pelas instituições locais, por isso seguimos as ações do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, divulgando com alegria o resultado final das 12 feiras microrregional e/ou temática de economia solidária em todo país.

Desejamos as Comissões Organizadoras Locais, excelentes feiras microrregionais e/ou temáticas de economia solidária em 2012.

Confira a lista completa em: http://sites.marista.edu.br/ims/files/2012/03/Planilha-Feiras-EcoSol-Edital-001_2012.pdf