Fonte: www.caritas.org.br

Teve início ontem (22), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a presença do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, a Campanha da Fraternidade de 2012 com o lema: Que a saúde se Difunda sobre a Terra (cf. Eclo 38,8) e o tema: A fraternidade e a saúde pública.

Com temas sempre oportunos a Campanha da Fraternidade foi assumida pelo episcopado em 1964 e marca o início da quaresma. “É um tempo de conversão das mentes, das estruturas”, disse Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB – Bispo auxiliar de Brasília DF. A cerimônia de abertura foi “uma pequena amostra do que se espera com a 49ª Campanha da Fraternidade: ampliar o debate e suscitar ações que transformem a vida dos menos favorecidos”.

Cáritas Brasileira

Na primeira fala a Diretora Executiva Nacional da Cáritas Brasileira Maria Cristina dos Anjos prestou contas da gestão do Fundo Nacional de Solidariedade de 2011, antes da abertura oficial da Campanha 2012. Cristina abordou a importância de dar visibilidade e transparência para a Campanha da Fraternidade e falou sobre os fundos criados através do gesto concreto e de sua força transformadora.

A Cáritas Brasileira aprovou 320 projetos em 2011 em 3 eixos temáticos: Formação e capacitação; Mobilização para a conquista efetivação dos direitos e Superação de vulnerabilidade econômica e geração de renda.

“A Cáritas tem participado ativamente das campanhas da fraternidade, ajudando a organizar e depois, principalmente, no encaminhamento dos projetos. Como a própria palavra diz. “É um modo, um jeito da igreja”. A Cáritas examina os projetos e partilha o recurso recolhido, a oferta, o gesto concreto feito. A Cáritas tem desenvolvido um papel importante junto ao Secretariado da CNBB e vai ajudar a levar e ampliar os debates para as comunidades mais distantes, por todo o país, a discutir e a rezar. Vamos partilhar”, acrescentou Dom Leonardo.

Reportagem completa em http://caritas.org.br/novo/2012/02/23/lancada-na-cnbb-49a-campanha-da-fraternidade/