Por Por Aline Nava*

Localizado no Território da Cidadania Portal da Amazônia, extremo norte de Mato Grosso, a cerca de 800 km de distância da capital do Estado – Cuiabá, o Siscos envolve cerca de 30 famílias de produtores rurais camponeses e empreendimentos de economia solidária urbanos, distribuídos em dois municípios Carlinda e Alta Floresta.

Além dos 30 produtores, aproximadamente 70 consumidores fazem parte deste Coletivo de Consumo. Que consiste em disponibilizar uma lista semanalmente com cerca de 150 produtos, a compra é feita antecipada via página na internet www.feirasolidaria.ouroverde.org.br, e a entrega é feita em um ponto central nas sextas-feiras.

Após 45 dias de recesso, o Coletivo de Consumo volta as suas atividades. Esse momento de retorno da comercialização deixou claro que a construção coletiva que gera laços, para além da compra propriamente dita, é o caminho para o fortalecimento dos empreendimentos familiares e solidários e do consumo responsável. Os consumidores estavam ansiosos para fazer suas compras no Siscos, tanto por conta da qualidade dos produtos, quanto pelo efeito que o Consumo Responsável traz. Prova disso foi que logo após o ciclo de pedidos ser aberto, bateu recordes de vendas, o que normalmente leva dois dias pra ser comprado foi feito em 4 horas.

Acreditamos que a característica mais forte do grupo é a Gestão Coletiva, onde todos os envolvidos contribuem com sugestões e se envolvem na execução das ações. Os preços são discutidos coletivamente, avaliações e planejamento de produção também.

* Equipe de apoio de comercialização e consumidora do Siscos. Alta Floresta, 03 de fevereiro de 2012.