Fonte: www.cupuladospovos.org.br

A Cúpula dos Povos acontecerá apenas em junho, mas participou ativamente do carnaval de rua carioca deste ano. Três blocos exibiram em seus carros faixas de divulgação do evento: Carmelitas, Meu bem, volto já e Bloco de Segunda. É fácil entender como o carnaval carioca tem tudo a ver com a Cúpula: alegria, gente reunida, animação, música boa.

A ideia surgiu em conversas informais entre Jorge Sapia, presidente do Meu bem, volto já, e outros integrantes do Grupo de Trabalho do Rio de Janeiro (GT Rio). “É um evento importante que merece ser mais divulgado”, explica Sapia.

Não à toa, os sambas-enredo do Meu bem têm tom político e abordam um tema seminal para as discussões que acontecerão em junho, no Aterro: ocupação. “É tudo nosso, vamos ocupar/ Zona do euro tá rodando a bolsinha/ e o Obama abriu pra gente a portinha/”, alerta o samba ‘O melhor tá aqui no Leme’. Outra letra que será entoada no bloco é ‘La ocupación’, que diz: “Preparei la ocupación/ Vâmu invadir de bloco esse lugar”. .

Já o Bloco de Segunda tem uma história de 24 anos que remete à Eco 92. “No quarto ano do bloco, em 1992, nosso samba enredo se chamava ‘Eca 92′”, relembra Evelin Sussekind, presidente do bloco. “Temos de ficar atentos a essa movimentação que acontece hoje, 20 anos depois. Por isso achei importante divulgar a faixa da Cúpula”, explica.

No Carmelitas, bloco tradicional que atrai milhares em Santa Teresa nesta sexta-feira (17), a vontade de participar de campanhas de cidadania motivou o presidente, Alvanísio Damasceno, a também divulgar a Cúpula. E o samba-enredo deste ano também tem tom político: “falamos da perda do bondinho”, explica Damasceno, mais conhecido como ‘Xazinho’.

Para os foliões

Bloco das Carmelitas: Sexta-feira (17). Concentra a partir das 13h e sai às 15h.

Onde: esquina de ladeira de Santa Teresa com rua Dias de Barros, em Santa Teresa.

Bloco de Segunda: Segunda-feira (20). Concentra a partir das 15h. Sai às 16h.

Onde: concentração na Cobal do Humaitá (rua Voluntários da Pátria). A saída é da rua Marques.

Meu bem, volto já: Terça-feira (21). Concentra a partir das 16h e sai por volta das 17h.

Onde: a concentração é na esquina da avenida Princesa Isabel com a rua Barata Ribeiro.