Fonte: www.correiodobrasil.com.br

Um seminário com acadêmicos, ativistas sociais e gestores públicos locais, estaduais e federais marcou na manhã desta terça-feira, 24 de janeiro, o seminário da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), iniciativa concebida pelo sociólogo Boaventura de Souza Santos – que também coordeonou a mesa do seminário – e articulada por meio de uma parceria entre movimentos sociais, prefeituras progressistas e governo estadual e federal. “Essa iniciativa se consolida pela primeira vez aqui de forma inédita no plano continental, e sua riqueza já está inscrita no s corpos, almas e emoções”, avalia Boaventura.

O evento integra mais uma etapa dos encontros da UPMS, que tem reunido lideranças dos movimentos sociais do Brasil e outros 15 países. Essas atividades ocorrem desde o último domingo, 22, em Porto Alegre, São Leopoldo e Canoas. “Apoiamos esse processo porque entendemos que a economia solidária estimula desde os anos 80 uma pedagogia de autogestão, que se fortalece a partir do Governo Lula. E a UPMS representa a síntese desse processo, em direção ao um novo modelo de desenvolvimento nacional”, avalia Valmor Schiochet, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), que representou no evento o titular dessa pasta, Paul Singer.

Desafios

Para o prefeito Jairo Jorge, que também integrou a mesa de debates, bem mais do que uma articulação de diferentes saberes, a UPMS pode se constituir em uma instância potencial para a radicalidade democrática. “Que seja o embrião necessário para enfrentarmos os desafios de nosso tempo”, resume. Situando as responsabilidades da UMPS para pensar nosso tempo, marcado pela fragmentação a fluidez e a fugacidade, ele propôs alguns desafios dessa instância. “É preciso mobilização, para reencantar as pessoas; a construção de novas estruturas, resistentes e flexíveis; o compartilhamento, para gerar uma inteligência coletiva, e a memória com reflexão, para recuperarmos nossas origens e pensar o futuro”, analisa.

Participaram ainda da mesa de debates os vices-reitores da Ufrgs, Rui Vicente Oppermann, e da Unisinos, padre José Ivo Follmann; o prefeito Ari Vanazzi e a assessora de Relações Institucionais deo Departamento de Participação Cidadã do Governo do RS, Maria da Glória Kopp, representando o governador Tarso Genro, entre outras autoridades acadêmicas, civis e políticas. Durante três dias, os Grupos de Trabalho da UPMS debateram e construiram propostas em torno de avanços e retrocessos sobre temas como preconceito, extermínio étnico-racial, protagonismo civil, livre orientação sexual, entre outros. Um novo encontro, a ser realizado no dia 28 na Assembléia Legislativa deve debater os rumos futuros da UPMS.

Semana intensa

O tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental” é o norte temático que orienta os diversos eventos do Fórum Social Temático 2012, iniciado no último fim de semana com encontros de redes globais de áreas como cultura, comunicação, ambientalismo e movimentos sociais, em pontos descentralizados de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Entre as diversas programações, nesta quarta-feira, 25, Canoas sedia o Encontro Mundial das Redes de Pontos de Cultura, no Parque Esportivo Eduardo Gomes (PEEG). Nas quatro cidades que abrigam o FST 2012 estão previstos seminários, feiras solidárias, oficinas, além de diversas manifestações culturais com participantes de países da Europa e América Latina.

Ainda nesta quarta-feira, Canoas sedia também a abertura do Seminário Internacional de Cidades de Periferia – Rede FALP, que envolve nesse debate representantes da França, Suiça, Portugal, Espanha e de cidades brasileiras e de outros países da América Latina. O evento ocorre no Parque Esportivo Eduardo Gomes (Estação Fátima). À noite, os participantes vão poder visitar assistir nesse local os shows musicas, com destaque para os músicos Nando Reis (25) e Gilberto Gil (26). Durante toda semana são realizadas no PEEG oficinas autogestionárias, propostas e realizadas pelos movimentos sociais locais.

O Fórum Social Temático (FST) se insere no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20. A pluralidade de idéias e a diversidade cultural estão contempladas nas atividades no FST 2012, por meio de uma intensa programação. Informações e inscrições em atividades do FST podem ser obtidas no site oficial do evento: http://www.fstematico2012.org.br/. Já informações sobre as atividades de Canoas, podem ser conferidas no site ou do FST 2012 de canoas http://www.fst2012canoas.hd1.com.br/ ou da Prefeitura de Canoas – www.canoas.rs.gov.br.