Por Secretaria Executiva do FBES

O debate sobre educação e cultura ocorreu hoje (25) entre as atividades autogestionárias no Fórum Social Temático 2012, trazendo o debate a partir de uma construção coletiva entre os cerca de 70 participantes de diversos estados do país, além de membros da Alemanha, Argentina e Uruguai.

Os debates partiram de um contexto geral sobre a economia solidária e a trajetória do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, aprofundando o debate com a apresentação de cinco experiências por participantes presentes na oficina: do MT – Associação Dando as Mãos, da BA – Associação de Produtoras Rurais de Tapera Melão, de SP – Instituto Vozes, do RS – Grupo de Assessores, do PR – Cooperafloresta. O que representou uma diversidade de experiências de economia solidária, abrangendo o ambiente rural, urbano, de produtores, assessores e gestores públicos.

Os debates transitaram tanto por desafios e dificuldades pelas quais passam as experiências, no campo jurídico, de gestão e da mudança cultural e pedagógica, quanto por visualizar que a economia solidária traz uma outra lógica de desenvolvimento, na medida em que as experiências visualizam que não é possível viver de forma coletiva plena na atual sociedade, e ainda, na constatação de que o modelo de educação não favorece a economia solidária, por exemplo, nas formas de avaliação, formação de professores, no modelo da escola, numa estrutura que reforça a competição e valores capitalistas.

Ou seja, a economia solidária está revendo o projeto civilizatório, que mais do que buscar sanar necessidades imediatas e de combate a pobreza extrema, são experiências que não estão isoladas, ocorrem em territórios, em ecossistemas e que envolvem processos formativos, que trazem a tona diferentes saberes que pensam e necessitam de uma outra escola e uma outra educação, numa formação que está intrínseca neste processo de mudança e construção, intimamente ligados ao ambiente de trabalho.

Concluíu-se que é fundamental enfrentar as contradições para acumular forças na sociedade, não para um futuro imaginário, mas para um futuro real.

Amanhã (26) as atividades de economia solidária tem prosseguimento com duas atividades:

9h – Campanha pela Lei da Economia Solidária: Iniciativa popular para um Brasil Justo e Sustentável – UFRGS – Faculdade de Economia – Auditório

13h – Rumo à V Plenária Nacional da Economia Solidária – BRDE – Auditório (Rua Uruguai, 155)