Por Neusa Gripa
A Associação “Mulheres em Movimento” vem desenvolvendo seu trabalho em Dourados, desde o ano de 2004, promovendo o desenvolvimento local através do incentivo a geração de trabalho e renda, sempre com base nos princípios da Economia Solidária. Pois se acredita que outra sociedade e outra economia é possível ser viabilizada através de práticas que valoriza o(a) trabalhador(a) e cuida do meio ambiente.
Em 2006, “Mulheres em Movimento” assume junto a Rede Brasileira de Bancos Comunitários, a gestão do BANCO PIRE, criado para fortalecer a Rede de Economia Solidária, através do acesso ao crédito solidário e outros serviços, aos empreendimentos econômicos solidários de Dourados.
O BANCO PIRE é um Banco Comunitário de Desenvolvimento, voltado para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais. Seu objetivo é promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo.
Desde o mês de setembro, algumas comunidades da Região do Jokey Clube vêm se encontrando para discutir a possibilidade da implantação do Banco Comunitário na localidade. Encontros, reuniões e assembléias fizeram parte desta caminhada junto à comunidade que decidiu assumir a gestão do Banco Pire. No último dia 19 de dezembro foi inaugurado o Ponto de Finanças Solidárias do BANCO PIRE.