Fonte: www.redemoinho.coop.br

A cooperativa RedeMoinho está completando três anos de existência na promoção princípios da Economia Solidária, tendo como base a autogestão e sendo formada por pessoas dispostas a consumir e produzir produtos de boa qualidade e oriundos de uma produção socialmente justa, ambientalmente sustentável e biologicamente saudável.

A Cooperativa tem por objetivo a promoção econômica e social por meio de ajuda mútua, libertando os cooperados (produtores e consumidores) do comércio intermediarista, visando a defesa e o bem-estar dos seus associados, da comunidade em geral e da natureza como um todo, através da comercialização, produção e beneficiamento de produtos, tendo em vista a melhoria de qualidade e preço dos mesmos ou facilidades no seu abastecimento aos associados.

Conheça um pouco da nossa história!

O BanSol e a Colivre começaram uma relação de parceria no ano de 2007. Nele a Colivre prestava assistencia técnica aos computadores do BanSol, mas o BanSol não tinha nenhum serviço a prestar a Colivre em troca, pois muitos membros da Colivre foram ex-membros do BanSol. Sendo assim, a Colivre deman ! Reunião da Rede, que neste momento era um Grupo de ConsumoAmpliar dou ao BanSol que este organizasse um processo de compras coletivas. Com o passar do tempo esta proposta não conseguia sair do papel pois a dedicação para organizar um processo como este demandaria bastante tempo. Em janeiro de 2008, foi fomentada a criação de uma cooperativa de consumo envolvendo principalmente os membros do BanSol como fundadores. Entretanto, a equipe inicial da cooperativa somente se formou em abril deste mesmo ano e as primeiras compras foram feitas em novembro de 2008 através de uma reunião com algumas pessoas interessadas.

A criação da cooperativa de consumo foi alimentada pelo desejo de pessoas praticarem o consumo responsável sem terem que pagar um preço absurdo por isso nos poucos lugares existentes na capital baiana (nenhum com a bandeira do consumo responsável), e aproveitando o forte caráter produtivo que a Bahia tem no interior do Estado com muitos produtos de qualidade, sendo hoje o 3º maior estado em números de grupos de Economia Solidária e o primeiro em números de agricultores familiares.