Por Belmiro Alves de Freitas
O ativista ambiental Chico Mendes nasceu no dia 15 de dezembro de 1944. A data, que remete ao símbolo de resistência e de luta pelo desenvolvimento sustentável com responsabilidade social e ambiental, foi escolhida para comemorar o Dia Nacional da Economia Solidária. Espalhados em todas as regiões brasileiras, milhares de produtores – nos mais variados ramos – se fortalecem organizados nesse modelo econômico. Dados do Atlas da Economia Solidária, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária e pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, indicam que existem no Brasil mais de 20 mil empreendimentos.
No Estado de Minas já comemoramos com o Seminário Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, realizado em Belo Horizonte, com a participação de nove Fóruns Regionais de Economia Solidária e que será replicado nas mesmas nos próximos meses.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte realizaremos no dia 15/12 a Plenária de Reestruturação do Fórum Metropolitano de Economia Solidária, que conta hoje com cinco Fóruns Municipais (Betim, Belo Horizonte, Contagem, Esmeraldas e Ribeirão das Neves) e se organiza em outros cinco Municípios.