Por Secretaria Executiva do FBES

Seguem abertas até 15.11 a indicação de representantes (um/a titular e um/a suplente) por Fórum Estadual de Economia Solidária para a formação dos Pontos de Apoio ao Cirandas (www.cirandas.net).

Essa é uma oportunidade de multiplicarmos as formações para uso e apropriação do nosso Cirandas. O Cirandas é uma iniciativa do FBES que tem como objetivo oferecer ferramentas na internet para promover a articulação econômica, social e política de quem gosta da Economia Solidária ou vive dela.

ATENÇÃO IMPORTANTE: a decisão sobre as representações cabe ao coletivo de cada Fórum Estadual, MAS o envio das fichas tem que ser por integrantes da Coordenação Nacional do FBES, visto que não haverá seleção das inscrições.

Abaixo todas as informações sobre essa chamada

Chamada para indicação dos Fóruns Estaduais para ensino a distância de Pontos de Apoio Cirandas

Apresentação

O programa de voluntários de Tecnologia da Informação da Petrobrás, em parceria com o FBES, vai oferecer, a partir de novembro, um curso a distância de formação de “Pontos de Apoio Cirandas”. Isto significa a formação de pessoas que serão multiplicadores no uso do Cirandas e que formarão empreendimentos para utilizar e ativar seus sites no Cirandas.

Esta chamada é para que cada Fórum Estadual de Economia Solidária indique duas pessoas para este curso, um titular e um suplente, sendo que a suplência será para os casos das vagas não preenchidas pelos titulares dos estados. Objetivos

O objetivo é formar, via Ensino à Distância, 27 Pontos de Apoio Cirandas pelo país através do Cirandas (www.cirandas.net), e testar a metodologia.

Metodologia

Este primeiro curso servirá essencialmente para testar a metodologia desenvolvida, e durante 2012 o FBES e os voluntários da Petrobrás farão novos cursos, já com a metodologia aperfeiçoada.

O tempo total do curso é de aproximadamente 6 meses, organizados da seguinte forma:

3 meses de conteúdos trabalhados à distância pelo Cirandas: 8 aulas entre novembro/2011 e janeiro/2012;

3 meses para os Pontos de Apoio formarem 5 empreendimentos para uso do site no Cirandas, de fevereiro a abril/2012, sendo que no começo de maio ocorrerá a avaliação de todo o processo.

O detalhamento dos módulos do curso compreendem os conteúdos:

1. Introdução à Economia Solidária

2. Introdução ao Cirandas

3. Rede Social 01: como criar usuário, entrar em comunidades, fazer amigos, usar o mural, fazer buscas, navegar os recortes

4. Rede Social 02: como criar usuário, entrar em comunidades, fazer amigos, usar o mural, fazer buscas, navegar os recortes

5. Rede Econômica 01: como procurar produtos e serviços, como ativar o empreendimento, fazer a vitrine do empreendimento, gerenciar produtos e serviços, deixar bonito o site do empreendimento, etc

6. Rede Econômica 02: como procurar produtos e serviços, como ativar o empreendimento, fazer a vitrine do empreendimento, gerenciar produtos e serviços, deixar bonito o site do empreendimento, etc

7. Didática: como fazer a formação com os empreendimentos

8. Avaliação e planejamento: quais empreendimentos serão formados e em que local e quais etapas

Dedicação prevista para cada participante: 10h por semana (mínimo)

Início do curso: 21 de novembro de 2011

Término do curso: previsto para primeira semana de maio de 2012

Cada participante receberá, da Coordenação Executiva do FBES e dos voluntários Petrobrás em Tecnologia da Informação, um certificado de habilitação como “Ponto de Apoio Cirandas”. Futuramente, todos os Pontos de Apoio Cirandas estarão visíveis no site do FBES, através de um farejador destes Pontos.

Critérios de participação

Para participar o/a interessada/o tem que seguir todos os critérios:

Participar efetivamente de algum Fórum Municipal, Microrregional ou Estadual de Economia Solidária, tendo portanto organicidade e acúmulos sobre o movimento;

Ter acesso fácil à internet, de pelo menos 10 horas por semana;

Saber usar bem a internet;

Se comprometer a formar 5 empreendimentos solidários durante o curso.

Observação: ao se inscrever (veja a ficha de inscrição abaixo), é obrigatória a indicação dos 5 empreendimentos solidários que serão formados entre fevereiro e abril de 2012. Só podem ser indicados empreendimentos solidários que já estão dentro do Farejador (www.fbes.org.br/farejador). Por isso, favor indicar o nome exatamente como aparece no farejador. Empreendimentos Solidários que ainda não estão no Farejador devem discutir com seus fóruns estaduais a criação de um sistema de certificação de empreendimentos. Enquanto isso não acontece, serão aceitas as indicações apenas dos empreendimentos no Farejador.

Envio das inscrições

SOMENTE serão aceitas inscrições enviadas por integrantes da Coordenação Nacional do FBES! Esta primeira turma será composta apenas por indicações dos Fóruns Estaduais e ENVIADAS POR E-MAIL por integrantes da Coordenação Nacional.

Não será feita nenhuma seleção: por isso, cada Fórum Estadual deve já enviar a ficha de seu titular e seu suplente.

Todas as propostas que não forem enviadas por integrantes da Coordenação Nacional serão descartadas.

Caso um ou mais estados não enviem suas indicações, a secretaria executiva do FBES fará um sorteio entre os suplentes dos demais estados para completar as 27 vagas.

Prazo para inscrição: 14 a 31 de outubro de 2011

Enviar a ficha de inscrição para: forum@fbes.org.br