Fonte: www.sesampe.rs.gov.br

A elaboração de um “kit” de produtos da economia solidária para ser disponibilizado durante a Copa do Mundo, em 2014, em Porto Alegre, é um dos projetos que está em desenvolvimento na Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa – Sesampe.

A expectativa do setor é a de oferecer um “kit” de produtos elaborado e proveniente das cadeias produtivas da agroecologia e do artesanato. O projeto irá mobilizar os empreendimentos da economia solidária, cooperativas de artesões e outras iniciativas da área da cooperação e autogestão. O tema já está na agenda do Comitê Gestor da Copa-2014 que recomendou a produção de protótipos para serem avaliados pelo Comitê.

Além do projeto do “kit”, a Sesampe atua, entre outros projetos, no sentido de viabilizar a constituição da Cadeia Binacional Solidária do PET, que teve inicio com a missão de Intercâmbio Brasil/Uruguai, do governo do Rio Grande do Sul ao Uruguai, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2011. Naquela oportunidade, a comitiva brasileira, liderada pelo secretário da Economia Solidária e de Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, apresentou, ao diretor de assuntos limítrofes do Ministério de Relações Exteriores do Uruguai, Daniel Betancur, uma proposta de formalização do primeiro termo de cooperação internacional entre os dois países, envolvendo o beneficiamento de rejeitos plásticos (garrafas PET) e sua transformação em matéria-prima para tecelagem. O projeto prevê a parceira de trabalho de uma cooperativa uruguaia e uma rede de cooperativas brasileiras.