Fonte: www.adital.com.br

Localizado na Região Administrativa do Distrito Federal, o bairro de Vila Nova, em São Sebastião, será sede de mais um banco comunitário no país. Ainda em fase de implantação, o empreendimento solidário já tem um nome previsto sugerido pela comunidade: Liberdade; e uma moeda própria, a Pardal.A moeda será confeccionada pela Casa da Moeda e terá dispositivos contra falsificação como marca d’água, código de barra e número de série.

A Associação de Artesanato Entre Nós, entidade que encabeça o projeto, atualmente está em articulação com a comunidade e outras organizações. O próximo encontro ocorreu às 14h30 do domingo (06), na sede da associação.

“Nós temos um grupo chamado de animador. São umas 20 pessoas que se reúnem semanal, ou quinzenalmente, para debater sobre o projeto com a população”, explica a secretária da Associação de Artesanato Entre Nós, Doralice Carvalho.

O banco de São Sebastião foi aprovado por um edital da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e terá acompanhamento do órgão até dezembro de 2012.

Desde a aprovação, houve duas oficinas, uma em setembro e outra em outubro, com a associação Ateliê de Ideias, entidade responsável pelo Banco Bem, do Espírito Santo (ES).

Os encontros tinham o objetivo de proporcionar ao grupo responsável pela implementação do banco comunitário Liberdade, como deve ser o trabalho deste empreendimento solidário, qual a sua importância e o que ele proporciona a comunidade, entre outros pontos.

Além deste intercâmbio, está previsto – dentro do projeto – conhecer o funcionamento de outros bancos do Distrito Federal e de outros estados do Brasil. “Nosso objetivo é que as pessoas abracem a causa. A proposta do banco é de trazer desenvolvimento para a região”, declara Doralice confiante no projeto de economia solidária.

O Banco de São Sebastião está previsto para ser inaugurado em dezembro de 2011.

As matérias sobre Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).