Por Secretaria Executiva do FBES

Qual a necessidade de criação da rede ou organização coletiva? Quais os princípios e valores para a construção da identidade coletiva? Quais as afinidades entre os sujeitos da rede? Estas questões nortearam os debates entre os educadores presentes no último dia (21) do segundo módulo da Oficina Nacional de Formação Política e Economia Solidária, na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST.

A construção da rede de educadores foi uma das demandas que gerou a construção do CFES, apontada na IV Plenária do FBES, sendo debatida e construída pelo movimento nos últimos anos. Um diagnóstico que estruture os trabalhos da rede para maior autonomia e fortalecimento são fundamentais nesta etapa de finalização do projeto.

Após os debates por região com base nas perguntas acima colocadas, foi reforçada a necessidade de planejar e ter objetivos claros para utilizar os elementos e parcerias que fortaleçam o movimento, “se não soubermos o que é formação política para a economia solidária poderemos formar para a microempresa, para coisas que não nos identificam, é necessário identificar as forças de integração, e forças que não devemos estar ao mesmo lado, mas em disputa”, destacou Rosângela do CFES Centro-Oeste. Neste sentido, também é fundamental compartilhar o poder para que haja sustentação do movimento, visto que a cooperação é também uma estratégia política de organização.

O último dia contou com a participação do equatoriano Fabian Melo, que participa da mesma experiência apresentada por Sandra Lopez, segundo ele o “poder é multiplo, pode ser econômico, político, cultural, e para construir poder há uma diferença se pela via dos partidos ou se pela via popular”. Além disso, trouxe a importância da coerência para a conquista de uma real transformação do mundo, “temos que mudar desde nós mesmos, temos que ser testemunhos, se isso não ocorrer não podemos esperar do restante. Quando mudamos nossas organizações podemos mudar nossa comunidade. Este não é um sistema apenas para nossa necessidade, mas para a sociedade inteira. O que nos brinda é a criatividade”, finalizou Fabian.

Os educadores e educadoras finalizaram a atividade do segundo módulo da Oficina com o compromisso de desenvolver os temas junto as bases e fóruns locais, fortalecendo a construção da rede de educadores da economia solidária e a formação política das bases.