Fonte: www.adital.com.br

Consumidores interessados em adquirir produtos da Economia Solidária em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS), têm um ponto fixo para ir: a Loja Unisol RS. Localizada na sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Rua General Câmara, 424), a loja reúne produtos de dez empreendimentos ligados à economia solidária da capital do estado.

De acordo com Mirian Pocebon, integrante da coordenação estadual da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), a loja existe há dois anos e surgiu a partir da “necessidade de expor os produtos dos empreendimentos” ligados à economia solidária. Atualmente o comércio funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h.

Dez empreendimentos ligados ao artesanato, confecção e alimentos da agricultura familiar dividem o espaço e a gestão do local. “A loja funciona a partir de uma gestão compartilhada, com a distribuição de tarefas. Em cada plantão fica um empreendimento. No caixa, ficam três pessoas dos empreendimentos. Atualmente nós temos duas pessoas no financeiro, mas o ideal é três”, comenta, lembrando que todas as decisões referentes à iniciativa são discutidas e decididas em reuniões e assembleias.

Mirian destaca que, para integrar a loja, os empreendimentos precisam ser filiados à Unisol, ter produtos de qualidade e seguir os princípios da economia solidária. Ela observa que, em dois anos, aumentou a procura pelos produtos da loja.

Segundo a integrante da coordenação da Unisol, o artesanato é o setor mais procurado. Os outros dois tipos de produtos comercializados no local também não ficam atrás. Revela, por exemplo, o aumento da comercialização de produtos ligados à agricultura familiar na loja. “A alimentação também sai muito. Há uma procura grande, principalmente por ser produto natural”, comenta.

E se orgulha em dizer que, em apenas dois anos de existência, a Loja Unisol já foi escolhida como ponto fixo para participar do I Encontro Nacional de Pontos Fixos de Comercialização Solidária, realizado pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS) durante 18ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), ocorrida em julho passado em Santa Maria (RS).

“Foram escolhidas lojas que realmente trabalham com comércio justo e solidário e a Loja Unisol foi uma delas”, afirma, lembrando que o estado possui três pontos fixos, a Loja da Unisol, em Porto Alegre, e duas outras lojas em Santa Maria.

Mirian considera importante a existência de pontos fixos como a Loja Unisol para divulgar os produtos dos empreendimentos e os princípios da Economia Solidária. “Dois anos atrás mal se falava de economia solidária. Hoje já se fala, ainda pouco, mas fala. Tem de haver mais lojas, mais divulgação da economia solidária, uma economia diferente”, afirma, ressaltando que a economia solidária gera trabalho e renda e contribui para a diminuição da pobreza e da miséria no país.

Para mais informações, acesse: http://www.unisolbrasil.org.br/