Fonte: Instituto Marista de Solidariedade

Cerca de 60 empreendimentos da agricultura familiar e empreendimentos econômicos solidários de outros segmentos reuniram-se, de 06 a 09 de outubro, na Praça Madeira Mamoré, na capital Porto Velho, durante a Feira Estadual de Economia Solidária de Rondônia.

O público conheceu a diversidade da produção da agricultura familiar, que ofereceu desde verduras e legumes orgânicos até material de limpeza e artesanato. Paralelo a Feira, momentos de formação com painéis sobre Produtos Orgânicos, Produtos Agroecológicos e Certificação pelo Sistema Participativo de Garantia.

Dentro da programação dos eventos de Economia Solidária, destacou-se, ainda, no dia 08 de outubro (sábado), o Seminário do Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário de Rondônia, uma realização do Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes / MTE), com apoio do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Faces do Brasil e a parceria local da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS).

O seminário contou com a participação de 35 pessoas, entre expositores e integrantes do Fórum Municipal de Economia Solidária de Porto Velho. Os participantes conheceram o histórico e a atual conjuntura do Comércio Justo e Solidário no Brasil e debateram as questões mais importantes para construção do Sistema no estado.

Já no dia 10 (segunda-feira), a assessora do IMS, Cláudia Lima, realizou visita e aplicação do questionário sobre o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS) no empreendimento Casa de Crioula, grupo selecionado em edital para compor o SCJS. Durante todo o dia foi construído o retrato da comercialização do empreendimento, especificando seus principais produtos e mercados. A visita estendeu-se ao ponto fixo da Casa de Crioula, situado no Mercado Cultural, no Centro de Porto Velho. No local, uma diversidade de biojoias, artesanatos, fitoterápicos e produtos alimentícios de empreendimentos econômicos solidários de Rondônia. A assessora visitou ainda, como última atividade, a oficina de produção de biojoias do empreendimento.