Por Jeane Freitas*
Encerrou-se no dia 28 de setembro o ‘Seminário Interredes RJ/MG’ promovido pela Rede Solidária de Pesca. O evento, que teve início na segunda-feira (26), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no município mineiro de mesmo nome, propôs o tema “Pescadores, trabalho e educação: avaliar para construir o projeto educacional da Rede Solidária da Pesca na prática”.
O evento, destinado a pescadores/as artesanais e de pequena escala, aquicultores familiares, educadores populares, das cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais, dentre outros participantes, focou na troca de experiências educativas locais e regionais com a Rede Solidária da Pesca e na construção de iniciativas no âmbito da economia solidária.
Segundo Ana Paula The, professora do departamento de Biologia da Unimontes e uma das organizadoras do evento, o encontro foi produtivo e importante para o trabalho em redes. “Serviu para fortalecer a Rede de entidades de pesca entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e serviu também como base para a construção de políticas nacionais para os pescadores artesanais”, afirmou.
A professora informou ainda que os participantes fizeram uma avaliação sobre o Plano Setorial de Qualificação da Economia Solidária (PlanSeQ Ecosol) e do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) do governo federal, que promove a formação e a qualificação social e profissional dos trabalhadores/as.
As demandas do Seminário serão encaminhadas ao Governo Federal através de carta de princípios que reivindica a elaboração de políticas públicas para esse setor.
A programação do Seminário Interredes contou com a apresentação de temáticas sobre “Relatos e debates sobre a situação da pesca e dos pescadores nos territórios”, apresentação das experiências educativas do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) em Minas Gerais e no Rio de Janeiro e debates.
Também foi feito o lançamento do livro “Debate sobre o Rio São Francisco” de João Zinclar. Hoje, haverá reunião da coordenação da Rede Solidária da Pesca das cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais e convidados para articulação e construção de um Plano de Trabalho e momento cultural.
Rede solidária
A Rede Solidária da Pesca é composta por diversos setores da pesca artesanal e aquicultura. Seu objetivo é trabalhar coletivamente para contribuir para melhoria das condições desse setor e para o fortalecimento das comunidades. O trabalho é voltado para a discussão e desenvolvimento de temáticas como organização comunitária, gestão de recursos, dentre outras questões.
As matérias da Adital sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
*Jornalista da Adital