Por Tatiane Valente (tathy.valente@gmail.com)

Começa hoje, 01 de outubro, o Curso de Gênero e Economia Solidaria, uma parceria com o GEPOS/UFAM. O Objetivo do curso é profundar os modelos de economia solidária na perspectiva dos estudos de gênero na Amazônia enfatizando o papel da mulher nessas novas práticas de produção e geração de renda que privilegia o trabalho coletivo, a autogestão, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente, a responsabilidade para com as gerações futuras e o consumo consciente.

A Ação de Extensão Formação em Gênero e Economia Solidária na Amazonas corresponderá a uma demanda do movimento social de mulheres e contará com a parceria do Fórum Permanente das Mulheres de Manaus (FPMM), sob a coordenação do Grupo de Estudos e Observatório Social: Gênero, Política, Poder – GEPOS.

Ementa do Curso

Os Estudos de Gênero como interpretação das relações sociais e suporte para a elaboração de experiências de Economia Solidária. O feminismo como ciência. A Economia Solidária como uma economia possível, diferente da proposta da economia capitalista. Gênero e Economia Solidária como modalidades de participação e intervenção nos processos sociais e políticos. O ecofeminismo, as Etnopráticas e as novas tecnologias sociais na Amazônia como suporte para a Economia Solidária. Intersecção de gênero, etnicidade e trabalho. O associativismo e o cooperativismo como bases de uma economia possível na Amazônia.

Local

CEFAM – Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus – Centro.