Fonte: www.caixa.gov.br

A Caixa, por meio do Fundo Socioambiental Caixa, abriu nesta quarta-feira (28) as inscrições para seleção de projetos na linha temática Desenvolvimento Local Sustentável. O investimento será de até R$120.000,00 por projeto.

Os projetos devem ter foco na Geração de Trabalho e Renda cujo objetivo é mobilizar recursos para assegurar e melhorar a renda de jovens, mulheres e homens que vivem em situação de vulnerabilidade socioambiental, bem como criar melhores condições e oportunidades de trabalho para essas pessoas. Serão priorizados projetos de Empreendedorismo ( mulheres, homens e de adolescentes acima de 14 anos); Associativismo; e Combate à violência e exploração sexual de adolescentes (acima de 14 anos), jovens, mulheres e homens.

Os projetos deverão ser desenvolvidos no prazo 2 anos (24 meses) e podem se inscrever entidades civis sem fins lucrativos, de interesse público, com caráter socioambiental. A inscrição é gratuita e deve ser realizada até 21/10/2011, como prevê o Regulamento da Chamada Pública 004/2011 disponível no site da Caixa (www.caixa.gov.br).

Em maio/2011, a Caixa selecionou, por meio de Chamada Pública 001/2011, projetos socioambientais para os os municípios vinculados às Superintendências Regionais de Negócios do Amapá, Rondônia, Leste do Paraná/PR, Oeste de Santa Catarina/SC, Extremo Sul/RS.

Na oportunidade os investimentos focaram “Educação e Geração de Trabalho” e somaram um montante de R$509.237,00 em projetos para beneficiar crianças, jovens e mulheres e povos indígenas em situação de exploração sexual e/ou em vulnerabilidade socioambiental.

Os projetos são acompanhados por empregados Caixa que atuam nos Comitês Regionais do Programa Caixa ODM e estão vinculados às Superintendências Regionais, integrando o investimento social privado aos negócios da empresa, com orientação e acompanhamento da Superintendência Nacional de Responsabilidade Social Empresarial e Relacionamento com Empregado.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – A Caixa instituiu o Programa Caixa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em 2006. O Programa cria oportunidades nas áreas de educação e geração de trabalho e renda, por meio de projetos socioambientais e, com isso, visa a contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, bem como para o fortalecimento da cidadania e consolidação do desenvolvimento regional sustentável no país.

Em 2010, o Programa Caixa ODM, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com o PNUD, selecionou projetos vinculados às 74 Superintendências Regionais de Negócios, a fim de viabilizar os objetivos propostos para o Programa.