Por Paulo Gomes*

A partir do dia 14 de setembro os moradores do bairro Saracuruna passam a contar com um Banco Comunitário, criado para o desenvolvimento da economia da região e para financiar o comércio, serviços e pequenos negócios. O banco também vai incentivar o consumo local com a moeda “Saracuruna”, nome escolhidos próprios moradores.

O banco, que tem consultoria e acompanhamento do Banco Palmas, do Ceará, emitirá notas de vinte e cinco e cinqüenta centavos, um, dois, cinco e dez “Saracuras”. As imagens ilustrativas também foram escolhidas pelos moradores. Os que optarem pelo uso da moeda social que será aceita no comércio local terão descontos na compra de produtos. Saracuruna tem hoje cerca de 100 mil habitantes.

Os moradores terão acesso a empréstimos que poderão ser feitos em real o por meio da amoeda social. As notas de “Saracura” serão aceitas nos estabelecimentos comerciais, aquecendo a economia da região. O Banco Comunitário vai funcionar na Praça Vieira Neto, 135, lojas 108 e 112, na Praça de Saracuruna e a inauguração está prevista para as 10h.

* Publicado em: www.suacidade.org/duque-de-caxias