Por Karol Assunção*

Empreendedores/as da capital cearense organizados no Fórum da Economia do Negro agora serão beneficiados com um Fundo Rotativo Solidário. O lançamento do Fundo acontecerá na próxima segunda-feira (12), a partir das 16h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Nogueira Acioly e Gonçalves Ledo), em Fortaleza, Ceará.

O evento contará com a presença de representantes da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Comitê Gestor Nacional dos Fundos Solidários. De acordo com Luiz Bernardo, titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (Coppir) da SDH, o Fundo Rotativo Solidário beneficiará 13 grupos integrantes do Fórum da Economia do Negro.

Os recursos serão geridos por um Comitê Gestor e serão destinados para a formação e o fortalecimento dos empreendimentos. “Para o movimento negro, é muito importante ter achado a questão da economia do negro, ter esse recorte racial na economia”, considera.

Segundo Bernardo, o Fundo Rotativo Solidário atingirá diretamente cerca de 90 pessoas e, indiretamente, 172. “O perfil são pessoas que, de certa forma, já sabem fazer alguma coisa e começam a se organizar na perspectiva da Economia Solidária”, comenta, ressaltando a participação dos negros em feiras e redes de economia solidária estadual e nacional.

Os participantes do Fórum beneficiados com o Fundo Rotativo são negros e negras que já produzem algo. O coordenador da Coppir destaca os produtos ligados à cultura afrodescendente, como bonecas negras, penteados de cabelo afro, instrumentos musicais como tambores e atabaques, roupas e artigos religiosos, dentre outros. A intenção, de acordo com ele, é futuramente ampliar o Fórum para outras cidades.

“É importante que os negros sejam protagonistas e tenham consciência do que são, do que sabem, do que têm. Precisam discutir a economia e se reconhecer enquanto empreendedor negro, trocar experiências com os colegas e resgatar a cultura”, destaca.

Para mais informações, acesse: http://www.fortaleza.ce.gov.br/sdh/index.php

As matérias sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

*Jornalista da Adital