Fonte: www.adital.com.br

Aconteceu sábado passado(3), das 9h às 12h, a I Feira de Troca Solidária no Morro Vital Brazil, em Niterói, Rio de Janeiro. A iniciativa foi do Instituto Vital Brazil em parceria com a loja Leroy Merlin e a organização não-governamental (ONG) Soluções Urbanas. A Feira possibilitou que as famílias cadastradas no projeto Arquiteto de Família troquem a moeda social “trocado vital” por materiais de construção.

Pisos, tintas, cimento, prateleiras, luminárias, caixas organizadoras, escadas, portas, espelhos de tomada, telhas ecológicas, torneiras serão alguns dos itens que as 100 famílias assistidas pelo projeto terão disponíveis para troca durante a Feira.

Para ter acesso aos produtos as famílias cadastradas no projeto Arquiteto de Família devem trocar embalagens longa vida pela moeda trocado vital. A troca de embalagens por moedas poderá ser realizada no local da Feira. Cada embalagem de um litro terá o valor de um trocado vital e as embalagens menores de 1 litro devem ser somadas a outras até o equivalente de 1 litro para que possam ser trocadas pela moeda social.

O material reciclado recolhido durante a Feira será enviado à empresa Recicoleta, que transformará as embalagens em telhas ecológicas.

A Feira de Troca Solidária tem como objetivo permitir que as famílias tenham acesso a mercadorias sem o uso de dinheiro e com isso possam realizar as melhorias propostas pelo projeto Arquiteto de Família em suas residências, além de promover a consciência ambiental na comunidade.

Projeto Arquiteto de Família

Firmado em 2008, o Projeto Arquiteto de Família é desenvolvido na comunidade do Morro Vital Brazil, com recursos do Instituto Vital Brazil e do Fundo Nacional para Habitação de Interesse Social. O projeto oferece Assessoria Técnica em Mobilização e Organização Comunitária e Assistência Técnica Individual à Habitação de Interesse Social.

Os principais objetivos do projeto são: eliminação de riscos quanto à vulnerabilidade a desastres ambientais e quanto às condições de habitabilidade do imóvel por riscos à saúde e à segurança pessoal; Redução do impacto ambiental a partir da redução do consumo dos recursos naturais, do desperdício nas obras e pela adoção de materiais, tecnologias e processos sustentáveis; viabilização das reformas das casas, através do planejamento em etapas independentes com definição de prioridades e soluções de baixo custo e simples execução; promoção do bem-estar em soluções que promovam o conforto ambiental, adequadas às necessidades individuais de espaço e elevar a auto-estima da família.