Fonte: Campanha contra os Agrotóxicos (contraagrotoxicosdf@gmail.com)

Você sabia que cada brasileiro consome em média 5,2 litros de veneno por ano?

Você sabia que todos os dias quando comemos algum alimento, estamos ingerindo uma quantidade enorme de venenos? É isso mesmo! Nossos alimentos estão cada dia mais contaminados em função das toneladas de agrotóxicos que são jogadas nas lavouras, em especial nos monocultivos do agronegócio.

Só no ano de 2009 foram jogados mais de um bi- lhão de litros de agrotóxicos no campo brasi- leiro, e desde 2008 o Brasil se transformou no maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Os agrotóxicos contaminam os alimentos que comemos e a água que bebemos, além dos rios, lagos, chuvas e os lençóis freáticos.

Quem ganha com isso? As principais empresas que produzem agrotóxico: Syngenta, Monsanto, Bayer…

O modelo de produção agricola predominante no Brasil e no mundo, se sustenta- com base nas grandes propriedades de terra (o latifúndio) com produção de mono- cultivos (só um tipo de planta) voltados principalmente para a exportação, com uso de máquinas pesadas que degradam a terra e com uso intensivo de Agrotóxicos.

Além disso, pagam baixos salários aos seus trabalhadores, chegando a utilizar trabalho escravo. Para que ocorra a concentração de terras nas mãos de uma só empresa agrícola ou fazendeiro(a), é preciso expulsar famílias inteiras de suas pequenas propriedades, levando-as a viver na periferia das grandes cidades sem muitas vezes ter como se sustentar. Causando inchaço populacional!!!

Acesse o panfleto da campanha em www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_details&Itemid=18&gid=1464