Fonte: Lea Cunha

Introduzir equipamentos e tecnologia ambiental para gerar renda e assegurar a sustentabilidade de pequenos agricultores organizados em grupos solidários. Esse é o objetivo do projeto Mini-Usinas Comunitárias de Óleo Vegetal – Geração de renda social e ambientalmente sustentável na agricultura familiar do Paraná. Mantido pela Rede Evangélica Paranaense de Assistência Social (Repas) e pela Cooperativa Solidária de Produção Industrial e Comércio de Equipamentos Ambientais (Cooperbiobrasil), a iniciativa estimula o desenvolvimento do trabalho participativo e da economia solidária.

O público do projeto é formado por pequenos agricultores organizados, em grupos ou em associações com cerca de 20 famílias. Os trabalhadores são estimulados ao plantio de oleaginosas, especialmente com fins de produzir biocombustível para o próprio consumo e para a comercialização do excedente. As comunidades e associações interessadas agendam uma palestra com a Cooperbiobrasil, que visita o local e explica as noções básicas de funcionamento dos equipamentos.

O projeto é desenvolvido em etapas. Começa com a seleção e adaptação de equipamentos da mini-usina e da tecnologia desenvolvida para a conversão de motores, com a assessoria de dois técnicos que acompanham o grupo que irá adquiri-los durante três meses. O processo inclui, ainda, assistência técnica por seis meses. Uma comissão da REPAS coordena a implantação das mini-usinas e, em seis meses, o novo grupo funcionará com total autonomia.

Tudo acontece de forma ambientalmente sustentável e socialmente responsável, onde as sobras podem ser aproveitadas na propriedade agrícola como ração, adubo e, no caso do girassol, para consumo humano. Os trabalhadores, juntos, planejam o plantio a fim de aproveitarem os equipamentos de forma eficaz. Igrejas e parceiros ajudam na conscientização de agricultores, mantendo o espírito comunitário.

Tanto o processo de angariar recursos para a compra dos equipamentos quanto a comercialização do biodiesel produzido fica a cargo da entidade que solicita a implantação do projeto.

Segundo Werner Fuchs, diretor comercial da Cooperbiobrasil, todos os equipamentos são fabricados no Brasil. A escolha de trabalhar com produtos essencialmente brasileiros deu-se não só para diminui os custos, mas também pela maior possibilidade de assistência técnica e consequente valorização da indústria nacional.

Para outras informações, acesse www.biovegetal.com.br, entre em contato pelo telefone (41) 3013-6792 ou pelo e-mail: comercial@biovegetal.com.br.