Por Secretaria Executiva do FBES

Começou hoje (01/08) o primeiro dia da Oficina Nacional de Formação Política e Economia Solidária na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), com cerca de 45 pessoas representantes de fóruns locais de economia solidária e participantes dos CFES, de todo o país.

A ENFF foi construída entre 2000 e 2005 por militantes do Movimento dos Sem Terra (MST), em mutirões, doações coletivas e solidárias. É uma referência internacional na formação da classe trabalhadora, servindo a atividades de formação de diversos movimentos, além do próprio MST. Tem diversos espaços, alojamento, biblioteca, auditório, horta, criação, espaços de lazer e cultura.

Segundo Enedina, educadora da ENFF, “este é um espaço para fortalecer o estudo e a solidariedade na construção e formação da classe trabalhadora, uma escola dos povos da América Latina”. Cerca de 500 professores voluntários atuam na Escola, e a manutenção ocorre por doações dos assentamentos e militantes. Por opção política, a ENFF não recebe nenhuma ajuda do poder público.

A proposta pedagógica da escola tem como pilares:

Estudo e trabalho, sem separar a teoria da prática, com o trabalho visto também enquanto momento de formação, num movimento constante entre teoria e prática (práxis) e produção do conhecimento para transformação da realidade

Mística e cultura, para preservação da memória e interação

Organicidade, com a organização de núcleos de base e equipes de trabalho rotativas

Marxismo, retomando-o como método de formação e luta

Há outros espaços físicos de formação pelo país, no nordeste, Eldorado-PA, Planaltina-DF e RJ, além de muitos trabalhos em campo e em parcerias com universidades e movimentos sociais.

O principal objetivo da Oficina Nacional de Formação atividade é fortalecer o movimento de economia solidária no país, com a experiência, parceria e o acúmulo da formação política do MST e a apresentação de concepções de economia solidária e o histórico do movimento no país, para o conhecimento e o empoderamento dos participantes para socialização nas bases.

Todos os participantes ficaram emocionados com a proposta e o local de realização da oficina, que segue até sexta-feira. A cada dia da Oficina, buscaremos socializar os pontos principais debatidos durante as atividades.

Saiba mais…

Os objetivos centrais do MST se relacionam a terra, reforma agrária e socialismo, sendo que o modo de organização que ocorre nos acampamentos, ocorre na ENFF. A mudança do sistema socioeconomico ocorre com a mudança de ruptura, que requer outro jeito de organização, ou seja, organicidade, um modo para atingir seus objetivos. O MST se organiza em Núcleos de Base nos acampamentos, em diversos setores: saúde, educação, formação, produção, entre outros, com uma coordenação em cada um deles. Assim como na ENFF.

Site do MST: www.mst.org.br

Site da Associação dos Amigos da ENFF: www.amigosenff.org.br

Poema de Bertold Becht lido hoje:

Nossos inimigos dizem

Nossos inimigos dizem: a luta terminou

Mas nós dizemos: ela começou

Nosso inimigos dizem: a verdade está liquidada.

Mas nós dizemos: nós a sabemos ainda.

Nosso inimigos dizem: mesmo que ainda conheça a verdade.

Ela não pode mais ser divulgada.

Mas nós a divulgamos.

É a véspera da batalha.

É a preparação de nossos quadros.

É o estado do plano de luta.

É o dia antes da queda.

De nossos inimigos.