Fonte: www.ims.org.br

Durante o XV Congresso Brasileiro de Sociologia o Programa de Feiras de Economia Solidária será debatido. A analista social Rizoneide Souza Amorim, do Instituto Marista de Solidariedade, apresentará o artigo “FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: fenômeno de socialização ou redescoberta do mercado?. A mestre em Sociologia faz uma reflexão sobre as feiras de economia solidária brasileiras, especialmente as que são desenvolvidas com o apoio do Programa Nacional de Fomento às Feiras de Economia Solidária no Brasil.

O artigo teve o intuito de verificar as relações socioculturais que ocorrem entre produtores, (empreendimentos econômicos solidários), consumidores (público visitante) e parceiros (apoiadores e patrocinadores) nessas feiras, além de mostrar a viabilidade econômica para que se participe delas. Nesse universo, a pesquisadora ainda buscou analisar os impactos das feiras no Movimento de Economia Solidária nas localidades onde são realizadas.

Rizoneide Amorim está inserida no Grupo de Trabalho “Economia social e solidária: alternativas de trabalho, participação e mobilização coletiva”, sob a coordenação de Luiz Inácio Germany Gaiger (Unisinos) e Benilde Maria Lenzi Motim (UFPR). A agenda do grupo está composta de discussões sobre as renovações de práticas sociais propostas pela Economia Solidária, tanto pelas configurações do trabalho e as novas formas de ação coletiva, como pelas suas condições históricas de desenvolvimento e seu impacto para os trabalhadores e a sociedade.

O XV Congresso Brasileiro de Sociologia traz como tema “Mudanças, Permanências e Desafios Sociológicos” e pretende debater a articulação entre a tradição e as transformações nas relações sociais. O evento acontece de 26 a 29 de julho, em Curitiba (PR). Mais informações em www.sbs2011.sbsociologia.com.br.