Fonte: I Encontro Nacional de Pontos Fixos

Durante os dias 07 a 09 de julho/2011, Santa Maria/RS foi o palco que acolheu os 51 selecionados para o I Encontro Nacional de Pontos Fixos, fazendo parte das atividades da 7ª Feira de Economia Solidária do MERCOSUL e 18ª FEICOOP – Feira Estadual do Cooperativismo.

O encontro foi realizado pelo Instituto Marista de Solidariedade – IMS, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/MTE e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES.

Nestes três dias, reunimos e conhecemos uma grande diversidade de produtos e serviços de economia solidária das 33 (trinta e três) lojas, 4 (quatro) e-comerce/site, 11 (onze) Feiras Permanentes e 7 (sete) centros públicos das 5 (cinco) regiões do Brasil, além das experiências de companheiros/as da África do Sul e da Namibia. O encontro teve como objetivo debater as principais estratégias de comercialização em economia solidária no Brasil, além de construir propostas coletivas para fortalecimento e consolidação destas iniciativas. Foi um espaço importante para que as experiências apresentassem suas lutas, dificuldades e conquistas que buscam através de seu trabalho pela garantia da qualidade de vida, a proteção e o respeito ao meio ambiente, a não exploração da mão-de-obra e a valorização do trabalho associado. Muitos desafios e dificuldades foram apresentados por estes trabalhadores e trabalhadoras que lutam por tornar possível a visibilidade da economia solidária através dos seus pontos fixos, dentre as dificuldades apresentadas no encontro destacamos: a falta de acesso a ferramentas para garantir uma infra-estrutura adequada para os empreendimentos.

Um importante passo foi construído neste encontro, direcionando diretrizes para o avanço da comercialização solidária no país, tais como:

• Ampliar e potencializar parcerias;

• Realizar espaços de discussões regionais e microrregionais com os pontos fixos;

• Lutar por mais políticas publicas que visem melhorias estruturais e econômicas para os pontos fixos;

• Capacitações para os empreendimentos como: elaboração de projetos e captação de recursos.

• Implantar Leis de Economia Solidária nos estados;

• Incluir a temática da “Economia Solidária na grade curricular;

• Discussão dos Pontos Fixos para EES durante a Rio + 20;

• Criação de um espaço de discussão no Cirandas.net.

Santa Maria é sem dúvida uma experiência ensinante e aprendente para nós trabalhadores/as da economia solidária, é um espaço de renovar nossas energias para continuarmos na luta de um país mais justo e solidário. Agradecemos a acolhida do povo de Santa Maria/RS e convocamos os outros pontos fixos deste país a se somarem nesta luta por um país mais justo e solidário. Nos despedimos deixando nosso abraço e um presente a todos/as com este “cordel encantador”, construído durante o I Encontro Nacional de Pontos Fixos:

Sou grato ao Santo Deus Por esta mobilização Aonde se encontra lideranças Representando esta nação Tratando de economia solidaria E falando de comercialização.

Parabenizo o Marista E sua equipe de profissionais Pessoas muito importantes Demonstrando ser capaz E, o ministério MTE Com Haroldo da Senaes.

Durante as apresentações Houve momentos marcantes Com a apresentação dos estados e muitas mulheres elegantes Namíbia, África do Sul e Lesotho, Mandaram seus representantes.

A Irmã Lurdes marca presença Abrilhantando o seminário Falando da grande feira Que tem seu calendário Que é foco do seminário.

Temos aqui uma gente forte E muito determinada Conquistando com avanço Da economia solidaria Por todo esse Brasil Que já é marca registrada.

Tivemos as oficinas dentro das discussões Falando das dificuldades E muitas outras questões Por isso é economia solidaria Arrastando multidões. Ainda tivemos África do Sul Do nosso querido Mandela Admirado pelo mundo

Por uma ousada tão bela Lutar contra o Apartheid E, libertar África daquela miséria.

Namíbia marcou presença Com Dirk um jovem pastor Que teve o privilegio De ter Mariana como interlocutora Ele foi muito participativo Nos discursos que apresentou.

Meus queridos companheiros E minhas amadas companheiras Muito obrigado por tudo Desculpem minhas brincadeiras A cultura também é solidaria Ta no sague da raça brasileira.

Venho do Rio Grande do Norte Com pessoas compromissadas Maria José, Eliane e Guiomar e França Praticantes da Economia Solidária Pessoas que viajam o Brasil Sem ter medo da estrada.

De vocês levo a lembrança De um povo muito gentil Gente simples e humilde

Que faz a diferença no Brasil Eu aprendi muito com vocês Nestes dias de muito frio.

O Brasil é isso É cultura e democracia É a união de raças Isso mostra alegria É a união dos povos Que acontece em Santa Maria.

De Santo André veio Helena Negra de fibra e valor De Jataí veio Maria Mariana veio de Salvador Rosane veio de Londrina Tem futuro promissor Maria das Graças veio de Imperatriz Transmitindo muito amor Aqui o Brasil está reunido Com um povo forte e lutador.

Desculpem as minhas rimas Se não foi do seu agrado É a expressão cultural Inserida nos trabalhos Razão de varias conquistas Quando deixa seu recado

Aceitem um forte abraço Do Edgar o abençoado.

Autor: Edgar.abençoado – Fórum Potiguar de Economia Solidaria Colegiado do Territorio deo Trairí – artesão/cordelista Assinam esta carta 1. Casa do Artesão – Rio Branco/AC 2. Casa do Trabalhador Autônomo – Maceió/AL 3. COOPEAGRO – Maragogi/AL 4. Praça do Cajual – Manaus/AM 5. Tapiri do Comércio Justo – Manaus / AM 6. Espaço Solidário – Salvador/BA 7. Rede Moinho – Salvador/BA 8. Arco Sertão Bahia – Serrinha/BA 9. Feira Cultural da ECOSOL – Fortaleza/CE 10. BUDEGAMA- Ass. Mulheres em Ação – Fortaleza/CE 11. Movimento do Artesanato Consciente – Fortaleza/CE 12. Centro de Comercialização Solidária Estrela de Iracema – Fortaleza/CE 13. Centro Púbico do Espírito Santo – Vitória/ES 14. Centro de Artesanato de Imperatriz – Imperatriz/MA 15. Centro de Comercialização Babaçu Livre – ASSEMA – Pedreiras/MA 16. Arte Mostra Solidária – Belo Horizonte/MG 17. Central de Comercialização Solidária do MS – Campo Grande /MS 18. Feira Permanente : Cultura, Agricultura Familiar e Economia Solidária – Colider/MT 19. Centro de COM.ECOSOL Região Sul MT – Rondonópolis/MT 20. Centro de Comercialização do MT – Cuiabá/MT 21. Rede Bragantina – Belém/PA 22. Feira de Economia Solidária do Pátio do I.F. P.B – João Pessoa/PB 23. Loja de Economia Solidária Vila do Artesão – Campina Grande/PB 24. Ética – Comércio Justo e Solidário – Recife/PE 25. Rede de Mulheres Produtoras do Pajéu – Afogados da Ingazeira/PE 26. Gente que faz – Pedro II/PI 27. Mulheres Artesãs de Esperantina – Esperantina/PI 28. Centro Publico E.S. de Londrina – Londrina/PR 29. Feira de Agricultura Familiar da Rede Xique-Xique – Território Sertão Apodi/ RN 30. Feira Agroecológica de Mossoró – Mossoró/RN 31. Loja da Rede Xique Xique- Mossoró/RN 32. Centro de Artesanato da Praça de Alimentação Vilma Maria de Farias – Currais Novos/RN 33. Mult Art Gurjau – Coronel Ezequiel/RN 34. Casa de Crioula – Porto Velho/RO 35. Espaço Lilás – Porto Velho/RO 36. Centro de Referência Dom Ivo – Santa Maria/RS 37. Loja UNISOL – Porto Alegre/RS 38. UNIPLART – São Miguel do Oeste/SC 39. Centro Público de Itajaí – Itajaí/SC 40. Feira Organica de Itajaí – Itajaí/SC 41. Feira Regional de E.S. Balneário de Camburiu/SC 42. COOPERAGIR – Iraceminha/SC 43. Espaço de Reeducação do Trabalho Coletivo Gladis Vera Gassen – Aracaju/SE 44. Trocas Verdes – Diadema/SP 45. Rodoviária Joao Setti, Sec Educação, Finanças, Pq Estoril e Feira Noturna – São Bernardo do Campo/SP 46. Empório Cultural Flor do Dendê – Hortolândia/SP 47. CEAR – Centro do Artesão – Valinhos /SP 48. Feira do Cabaço Gerando Renda e Economia Solidária – Porto Nacional/TO 49. Fórum DF Economia Solidária 50. Delegação da África do Sul 51. Delegação de Namibia