Por Secretaria Executiva do FBES

Lançamento marca a abertura da 7a Feira de Economia Solidária do Mercosul

Ocorreu hoje (8/07) durante abertura da 7a Feira de Economia Solidária do Mercosul o lançamento da Convocatória de apoio a Campanha pelo Projeto de Lei da Política Nacional de Economia Solidária.

A Convocatória é direcionada a empreendimentos, entidades e redes, sejam elas locais, microrregionais, estaduais, regionais ou nacionais, para apoiar o Projeto de Lei pela Política Nacional de Economia Solidária, enquanto sujeitos no processo de pressão social junto ao Congresso Nacional e de sensibilização e mobilização na sociedade. Isso por duas vias:

Enquanto Projeto de Lei de Iniciativa Popular, o que requer que as organizações participantes apoiem e incentivem a coleta de assinaturas em sua localidade de atuação, para isso, desenvolvendo estratégias e ações da coleta, especificados no Termo de Adesão e Compromisso.

Junto a Comissão de Legislação Participativa (CLP), o que requer que as organizações encaminhem o PL ao Congresso Nacional enquanto entidades da sociedade civil, e para isso, precisam realizar cadastro na CLP

Divulgue e Participe da Convocatória!

Saiba mais e acesse a Convocatória em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1429&Itemid=99999999

E o Termo de Adesão e Compromisso: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1430&Itemid=99999999

Os representantes de empreendimentos, Renato Martins e Maria do Socorro, da Coordenação Executiva do FBES entregaram simbolicamente o Projeto de Lei da Política Nacional de Economia Solidária, do Sistema e do Fundo Nacionais de Economia Solidária ao membro e ex-presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP) Dep. Paulo Pimenta/PT-RS, durante a abertura da Feira.

“Precisamos ter nosso marco legal, e trazemos esta grande convocação a todo o movimento de economia solidária” colocou Renato Martins, e na sequência Maria do Socorro fez convocação a todos os participantes da Feira, principalmente as redes e entidades nacionais presentes que apoiam a Convocatória, como Rede Tapiri, Rede Justa Trama, Rede Moinho, Rede Cerrado, Rede de Bancos Comunitários, Cáritas, IMS, Unitrabalho, Rede de ITCPS, entre outros.

Paulo Pimenta recebeu a Proposta de Projeto de Lei, apoiando a iniciativa: “este PL tem que ser tramitado com urgência, inclusive apóio a criação da Secretaria Especial de Economia Solidária”. Já Ademar Bertucci, representante da Cáritas Brasileira na Coordenação Executiva fo FBES, relembrou a bonita trajetória das bases com as 22 audiências públicas estaduais, além da audiência nacional, para discutir a política pública de economia solidária e o PL 865 “esta convocatória é uma afirmação do nosso projeto por outra economia, e que seja reconhecido, afirmando nossa identidade, como foi feito nas audiências públicas”.

Estiveram também presentes na abertura da Feira diversas representações, tanto de diversas entidades locais, nacionais e internacionais, quanto do poder público, como o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e o assessor da Presidência da República, Jeter Gomes. Irmã Lourdes também marcou o momento da abertura, ressaltando que a feira cresce com um novo modelo de desenvolvimento econômico, com base na solidariedade.

A Feira segue com intensa programação, disponível em: http://www.esperancacooesperanca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=95:programacao-18-feicoop&catid=39:noticias&Itemid=71