Fonte: Comunicação Cáritas Brasileira (thays@caritas.org.br)

Mais conhecida como “Feira de Santa Maria”, o evento é inspirado nos princípios do Fórum Social Mundial (FMS) e faz parte do Programa Nacional de Feiras, Feiras em Rede. Sua preparação envolve mais de 60 comissões.

Entre os organizadores está a Cáritas Brasileira que, por meio dos programas Brasil Local, Fundos Solidários e o Centro Nacional de Formação em Economia Solidária (CFES), além do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), realizará diversas atividades durante o evento.

Entre elas está o 7º Seminário Latino-Americano que trará o tema “Educação e Economia Solidária na América Latina”. A proposta da atividade é criar um espaço de socialização e reflexão sobre diversas práticas relativas ao tema, como a formação de educadores e educadoras, metodologias de assessoria técnica, formação política voltada aos empreendimentos e ações governamentais para a educação e à economia solidária.

O seminário, organizado em conjunto pelo FBES, pela Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária, pelo Espaço Mercosul Solidário e pelos projetos CFES e Brasil Local, os dois últimos desenvolvidos pela Cáritas Brasileira, ocorrerá no próximo sábado, a partir das 9h, na escola José Otão.

Além disso, na sexta-feira, dia 8, o CFES realizará um encontro de educadores e educadoras da Economia Solidária e no dia 10, domingo, promoverá, em conjunto com o FBES, a Oficina de Elaboração Coletiva da Carta de Santa Maria, resultado do 7º Seminário Latino-Americano.

Na abertura do evento será realizada a entrega oficial do Projeto de Lei (PL) da Economia Solidária à Comissão de Legislação Participativa e um grande mutirão para a captação de assinaturas em apoio ao PL será animado durante o ato. No decorrer da feira também haverá o lançamento das publicações sobre Fundos Solidários e do Projeto Rede Nacional de Fundos Solidários.

As atividades específicas do Brasil Local já começaram hoje, dia 6, com o Encontro da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) previsto para terminar amanhã, dia 7. Também no dia 7, quinta-feira, será realizado o Encontro Nacional da Economia Feminista.

A Feira de Santa Maria também faz parte do Projeto Nacional de Comercialização Solidária e é uma das principais atividades anuais do Projeto Esperança / Cooesperança da Diocese de Santa Maria.

Durante os dias de realização da feira, ocorre uma espécie de escambo solidário onde os participantes podem trocar produtos e serviços sem a utilização de dinheiro. O intercâmbio pode ser feito de forma direta entre os produtores e consumidores organizados que usarão o “Mate” como moeda social que circulará no espaço. Além disso, durante todo o dia ocorrerão apresentações culturais de diversos países.

Para os organizadores da feira, esta dinâmica pode gerar um espaço de cultivo de confiança, de cooperação, de solidariedade, de transparência e de distribuição de riqueza entre todos.

A Feira de Santa Maria conta com o apoio da Rede Cáritas Brasileira, do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), da Prefeitura de Santa Maria, do Instituto Marista de Solidariedade, entre outros.