Fonte:www.esperancacooesperanca.org.br
Programação dos eventos internacionais de Economia Solidária, Cooperativismo e Agricultura Familiar do Mercosul
{mosimage}
Entre os dias 08 e 10 de julho acontece na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, a tradicional Feira de Santa Maria. O evento reúne diversas atividades do campo da economia solidária, cooperativismo e movimentos sociais. Abaixo a programação das atividades que acontecerão durante a Feira.
7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul;
18ª FEICOOP – Feira Estadual do Cooperativismo Alternativo;
10ª Feira Nacional de Economia Solidária;
11ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar;
7º Seminário Latino Americano de Economia Solidária;
7ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social;
7º Levante da Juventude Urbana e Rural do RS.
Os atividades acontecerão no Território 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosule 18ª FEICOOP que se localiza no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter Rua Heitor Campos, s/nº ao lado do Colégio Irmão José Otão e fundos do Santuário da Medianeira – Bairro Medianeira – Santa Maria – RS – Brasil
Acesse a programação completa em: www.esperancacooesperanca.org.br/?option=com_content&view=article&id=95:programacao-18-feicoop&catid=39:noticias&Itemid=71
Fone: 55 3222 6152 (local dos Eventos)
Para contatos e Informações:
PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA – ARQUIDIOCESE DE SANTA MARIA – RS
Rua Silva Jardim, 1704 – CEP. 97010-490 – Santa Maria – RS – Brasil
Fone/Fax: 55 3219 4599 / 55 3222 8275 / 55 3223 0219
E-mail: projeto@esperancacooesperanca.org.br
Site: www.esperancacooesperanca.org.br
FEIRA DE SANTA MARIA: UMA EXPERIÊNCIA APRENDENTE E ENSINANTE
“O MAIOR EVENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA”
Santa Maria da Boca do Monte, Coração do Rio Grande do Sul – Brasil, bate mais forte e tem a imensa alegria de acolher estes grandes Eventos do Cooperativismo e da Economia Solidária do Brasil e dos Países do MERCOSUL e com as Redes de Economia Solidária em Articulação com a América Latina.
Desde 1994, realizam-se importantes eventos do Cooperativismo e da Economia Solidária, em Santa Maria, RS, a Capital da ECONOMIA SOLIDÁRIA como “O MAIOR EVENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA AMÉRICA LATINA” e agora com uma outra forte articulação da ECONOMIA SOLIDÁRIA dos Países do MERCOSUL e este ano nos 153 anos de Santa Maria e nos 18 anos de Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante.
É um grande espaço de articulação, debate, troca de idéias, experiências de Comercialização Direta dos Empreendimentos Solidários da Economia Solidária, da Agricultura Familiar, das Agroindústrias Familiares, dos Catadores/as, dos Povos Indígenas, dos Trabalhadores/as do Campo e da Cidade, na Metodologia Autogestionária, do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL e na construção de “UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL” e de “UMA OUTRA ECONOMIA QUE JÁ ACONTECE”.
É, também, um grande espaço de articulação Nacional, Internacional e Autogestionário, onde o Trabalho e a Organização Solidária, através do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e dos Fóruns Regionais da Economia Solidária, estão acima do capital, motivando assim a consciência de um Comércio Justo, Consumo Ético e Solidário, no fortalecimento da SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL. Estes Eventos fortalecem as práticas e convicções importantes, como a não comercialização de produtos com aditivos químicos, agrotóxicos, nenhum tipo de refrigerante ou cerveja industrializada, e nem o consumo de cigarros, motivando o consumo de produtos Naturais, Ecológicos como sucos, caldo de cana, água potável, alimentação sadia e natural, em favor da Qualidade de Vida e Saúde dos consumidores/as. A Feira tem uma linha Editorial que sintoniza com a proposta de um Novo Modelo Econômico Solidário e Sustentável para o Planeta Terra.
Há, também, um grande espaço da Biodiversidade, Agroindústria Familiar, espaços Culturais sintonizados com a proposta da Economia Solidária, da Reforma Agrária, do Trabalho dos Catadores/as, dos Quilombolas, dos Povos Indígenas, dos Movimentos de Luta, de Resistência e da integração da Economia Solidária e da Agricultura Familiar.
Nesta perspectiva se fortalecem as práticas de uma outra forma de Consumo e o Trabalho Solidário, também do uso dos bens naturais, como a Água, a Terra, a Semente e o Ar que são os grandes “PATRIMÔNIOS UNIVERSAIS DA HUMANIDADE”.
Este espaço oportuniza e fortalece a construção de um NOVO MODELO de Desenvolvimento Solidário e Sustentável de um Novo Modelo de SOCIEDADE: ..Socialmente JUSTA,
Economicamente VIÁVEL,
Ambientalmente SADIA,
Organizadamente SOLIDÁRIA e COOPERATIVADA,
Politicamente Democrática, Fortalecendo a CULTURA da SOLIDARIEDADE e da PAZ, na certeza de que “UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL” e de “UMA OUTRA ECONOMIA QUE JÁ ACONTECE”.
A PLATAFORMA DA FEIRA DE SANTA MARIA
A Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante, nasceu da experiência dos PACs (Projetos Alternativos Comunitários) juntamente com a Cáritas Brasileira – RS, na Diocese de Santa Maria através do Projeto Esperança/Cooesperança, setor vinculado ao Banco da Esperança/Cáritas Diocesana. No decorrer dos anos, a Feira foi se fortalecendo com a Economia Popular Solidária, que é a Prática dos PACs e nos últimos 18 anos na Economia Solidária, a caminho de Políticas Públicas e o fortalecimento de construção de modelo do Desenvolvimento Solidário e Sustentável, para “UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL” e de “Uma Outra Economia que Já Acontece”.
A Feira de Santa Maria, desde os seus primórdios quando iniciou no dia 1º de julho de 1994, ainda no século passado, teve a perspectiva de oportunizar espaços intensos de Formação, articulação, comercialização Direta e troca de experiência entre os Empreendimentos de Economia Solidária do campo e da cidade. Nos anos 1980, falar em Feira de Economia Solidária era algo impossível para muitos. O caráter da Feira, sempre foi de buscar apoio e interação das organizações, Movimentos Sociais, Pastorais Sociais e Poder Público e a autogestão dos Empreendimentos Solidários em sintonia com as Políticas Públicas.
O papel dos Empreendimentos de Economia Solidária (Urbanos e Rurais) foi de grande expressão e participação. A presença e participação em todos os momentos preparatórios e da realização da Feira, sempre foi muito significativo das Comissões.
A Feira de Santa Maria nasceu na idéia por volta dos anos de 1991 e na prática em 1994. Ela nasceu de uma grande crise do Projeto Esperança/Cooesperança, que na época já trabalhava com Feiras e com Comercialização Direta de Economia Solidária e Desenvolvimento Solidário e Sustentável, mas com inúmeras dificuldades, no seu modelo de gestão que buscava viabilidade.
Um dia, no gabinete do então Prefeito Municipal, houve uma reunião das lideranças do Projeto Esperança/Cooesperança e então o Prefeito perguntou: Porquê, o Projeto Esperança/Cooesperança está “murchando”, ou então está em crise? A pergunta indignou os participantes que se colocaram na luta para conhecer experiências de Comercialização Diretas em muitos Estados do Sul. Não encontrando o que se sonhava, pois não havia experiência similar na época. Desde então, foi criado com o apoio da Prefeitura Municipal e da Diocese de Santa Maria o Feirão Colonial no Terminal de Comercialização Direta e o Feirão Temático na Praça Saldanha Marinho no centro de Santa Maria – RS, funcionam na Praça durante 21 anos.
Foram estas duas Feiras que deram incentivo, ânimo, coragem e Profecia para iniciar uma Feira maior, ou seja, a Feira Regional do Cooperativismo, no início com 27 Empreendimentos de 13 Municípios e em torno de 4 mil pessoas na 1ª Feira em 1994, dia em que iniciou o Plano Real do Brasil, motivo pelo qual alguns queriam cancelar a Feira neste dia, mas a equipe central ficou firme em realizá-la.
Para aquele início foi o máximo que poderia acontecer em Santa Maria, com esta temática. Não havia experiência similar. Houve Feiras livres, Feiras de Produtores individuais, mas não havia Feiras de trabalhadores/as organizados na Economia Solidária, e no Cooperativismo Autogestionário, nos moldes de Economia Solidária.
Agora, passaram-se 18 anos desde a 1ª edição da Feira do Cooperativismo e da 7ª EDIÇÃO DA FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MERCOSUL, podemos afirmar sem errar que esta é a maior experiência da Temática da América Latina. A grande pergunta é: para onde vai a Feira de Santa Maria? Quantas Feiras ela já inspirou no Brasil, no Mercosul e na América Latina? Muitas pessoas, Entidades, Empreendimentos Solidários e organizações vem buscar experiência e se inspirar na Feira de Santa Maria, RS, Brasil.
O Programa Nacional de Feiras e a Economia Solidária no Brasil, ou seja, o Programa Nacional de Comercialização Solidária caminham para a Política Pública, o que é muito urgente e precisa acontecer até o final deste Governo Brasileiro. Em janeiro de 2010, tivemos a alegria de realizar o 1º Fórum e a 1ª Feira Mundial de Economia Solidária dentro dos 10 anos do FSM (Fórum Social Mundial) que aponta “Um Outro Mundo Possível”.
Vida longa para a Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante. É uma luta que vale a pena!
Podemos afirmar que a Feira de Santa Maria: É Uma Experiência Aprendente e Ensinante.
A FEIRA DE SANTA MARIA: “UMA EXPERIÊNCIA APRENDENTE E ENSINANTE”
A FEIRA DE SANTA MARIA, faz parte do Programa e Calendário Nacional de Feiras. As Feiras em Rede, são coordenadas pela SENAES/MTE, IMS (Instituto Marista Solidariedade), FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), bem como os Fóruns Estaduais e Regionais. As Feiras são grandes e significativos espaços, para dar visibilidade a Economia Solidária e as Políticas Públicas do Brasil.
A FEIRA DE SANTA MARIA é um grande braço do FSM (Fórum Social Mundial) e é organizada por um grande Mutirão, através das Comissões de trabalho. A organização da Feira é uma grande Escola de participação, comprometimento, Democracia e Autogestão.
Juntamente com a Feira acontecem inúmeras Conferências, Seminários, Oficinas, Debates, Caminhada pela Paz, Momentos Culturais, Shows, e muitas atividades, onde as pessoas se tornam sujeitos participativos e os Empreendimentos Solidários, colocam a disposição dos Consumidores/as uma grande variedade de produtos produzidos pela Economia Solidária.
Durante a Feira, acontecem as práticas do Comércio Justo e do Consumo Ético e Solidário. Na Feira não há consumo de cigarros. A água não é comercializada, pois a Água é um Bem Universal. Os produtos deverão ser de procedência Ecológica. A linha Editorial da Feira, tem plena sintonia com a proposta. É um Evento que vale a pena e se fortalece a cada ano.
ECONOMIA SOLIDÁRIA: OUTRA ECONOMIA ACONTECE! A FEIRA DE SANTA MARIA É UMA EXPERIÊNCIA APRENDENTE E ENSINANTE, que fortalece os processos participativos, organizativos, autogestionários e transformadores. Esta proposta forma sujeitos e cidadãos/as no exercício da Cidadania e Inclusão Social. A Feira de Santa Maria segue a metodologia do FSM (Fórum Social Mundial) que em 2010 completou 10 anos.
Os Eventos Internacionais de julho de 2011: · 7ª FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MERCOSUL
· 18ª FEICOOP – FEIRA ESTADUAL DO COOPERATIVISMO
· 10ª FEIRA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
· 11ª MOSTRA DA BIODIVERSIDADE e FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR
· 7º SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
· 7ª CAMINHADA ECUMÊNICA E INTERNACIONAL PELA PAZ
· 7º LEVANTE DA JUVENTUDE DO RS
LOCAL: Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter
Rua Heitor Campos, s/nº – Bairro Medianeira – SANTA MARIA – RS – BRASIL
DATA: 08, 09 e 10 de Julho de 2011
► A Abertura Oficial da Feira será dia 08 de julho de 2011 às 16 horas.
Boas Vindas à Santa Maria, da Boca do Monte e do Coração do Rio Grande do Sul – Brasil.
PARA CONTATOS:
PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA – ARQUIDIOCESE DE SANTA MARIA
Rua Silva Jardim, 1704 – 97.010-490 – Santa Maria – RS – BRASIL
Fone/Fax: 55 3219-4599 – 55 3223-0219 / 55 3222 8275
E-mail: projeto@esperancacooesperanca.org.br
Site: www.esperancacooesperanca.org.br / www.diocesesantamaria.org.br
A Comissão Organizadora dos Eventos – 2011
PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS – 2011
Ø DIA 04 DE JULHO DE 2011 – SEGUNDA-FEIRA
– Chegada da Caravana de 50 pessoas do Rio de Janeiro – RJ
Ø DIA 05 DE JULHO DE 2011 – TERÇA-FEIRA
– 9h – Acolhida da Caravana do Rio de Janeiro – RJ
– 15h – Tribuna Livre na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria – RS
– 17h – Visita ao Centro de Economia Solidária – Serafim Valandro, 1016 – Santa Maria – RS e a Loja Produção e Arte Esperança.
Ø DIAS 06 e 07 DE JULHO DE 2011
– Reunião da Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES
Coordenação: Coordenação Executiva do FBES
Local: Instituto São José – Santa Maria – RS – Brasil
Ø DIAS 06, 07 e 08 DE JULHO DE 2011
– Seminário Interestadual: Formação com os Agentes da Grande Região Sul do Brasil
Local – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tema: “Redes Solidárias para a Transformação Social”
Coordenação: AVESOL e o Brasil Local
Local: Cerrito – Santa Maria – RS – Brasil
Ø DIAS 07 e 08 DE JULHO DE 2011
– Seminário Nacional de Economia Solidária e Economia Feminista
Coordenação: Guayí – Núcleo Feminista de Economia Solidária do Brasil, Brasil Local, SENAES/MTE
Local: Centro Mariano – Av. Nossa Senhora das Dores, nº 880 – Santa Maria – RS
Ø DE 07 a 09 DE JULHO DE 2011
– I Encontro Nacional de Pontos Fixos de Comercialização Solidária
Tema: Pontos Fixos de Comercialização Solidária do Brasil e as Políticas Públicas (+/- 80 Pontos Fixos)
Coordenação: IMS, FBES e SENAES/MTE
Local: Cerrito – Santa Maria – RS – Brasil
Ø DIA 08 DE JULHO DE 2011
– Mesa Redonda: Situación de la Economía Solidaria en el MERCOSUR
Tema: Avances, Dificultades y Perspectivas del Desarrollo de la Economía Solidaria en los Paises del MERCOSUR desde un Enfoque de Integración Regional.
Coordenação: Hair Fonseca (CNES Uruguay), Eduardo Letelier (ECOSOL Chile), Beatriz Pavón (ECOSOL Paraguay), Rosana Pontes (FBES Brasil) y Laura Fiorotto (ENESS, Argentina)
Horário: 9h às 12h
Local: Lonão: América Latina – Josué de Castro – Segurança Alimentar – Parque da Medianeira – Santa Maria – RS – Brasil
Ø DE 08 a 10 DE JULHO DE 2011
– Seminário Nacional de Empreendedorismo da Rede Selo Quilombola do Brasil
Tema: Etnodesenvolvimento e Economia Solidária e o Processo de Fortalecimento das Cadeias Produtivas em Comunidades Quilombolas do Brasil.
Coordenação: SEPIR – Governo Federal – Brasília – DF
Horário: 8h às 19h
Local: Lonão: África – Quilombolas – ZUMBI –Parque da Medianeira – Santa Maria – RS
Ø DE 08 a 10 DE JULHO DE 2011
– Pesquisa do PAFES (Programa Nacional de Avaliação das Feiras de Economia Solidária) e outras Pesquisas das Universidades presentes na Feira.
Coordenação: IMS/Brasília – DF, UNIFRA/Santa Maria – RS, Projeto Esperança/- Cooesperança e FEMA/Santa Rosa- RS
Ø DE 08 A 10 DE JULHO DE 2011
– Pesquisa: Perfil dos Empreendimentos de Economia Solidária do Brasil e da América Latina
Coordenação: Curso de Engenharia de Produção – Pró-Reitoria da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).
Ø DE 08 A 10 DE JULHO DE 2011
– Oficina: Ponto Russo e Alto Relevo
Coordenação: Nelson Manuel Martinez Jardin
Horário: das 9h às 11h e à tarde das 14h às 17h
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “A” – Sala nº 01
Ø DE 08 A 10 DE JULHO DE 2011
– 7º LEVANTE DA JUVENTUDE – Acampamento Nacional da Juventude
Participantes: +/- 500 Jovens Rurais e Urbanos do RS e outros Estados Brasileiros
Horário: 7h às 23h
Local: Espaço: Che Guevara – Ginásio Colégio Irmão José Otão – Rua Heitor Campos, snº – Santa Maria – RS – Brasil (ao lado da Feira).
Ø DIA 08 DE JULHO DE 2011 – SEXTA-FEIRA
– 6h – Chegada dos Jovens do 7º Levante da Juventude Rural e Urbana do RS.
– 6h30min – Início da Chegada dos Empreendimentos Solidários dos diversos recantos do Brasil, da América Latina e de outros Continentes.
– 7h às 12h – Credenciamento e acolhida dos Grupos Expositores, organização dos Stands e acolhida das Caravanas da América Latina.
– 8h – Organização das Comissões do 7º LEVANTE DA JUVENTUDE – Juventude Rural e Urbana do RS.
Local: Espaço: Che Guevara – Ginásio do Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS – Brasil.
– 8h às 20h – 11ª MOSTRA PERMANENTE DA BIODIVERSIDADE E FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR e Exposição de Materiais Gráficos e troca de Sementes Crioulas
Data: 08 à 10 de julho de 2011
Local: Local da Feira (Corredor de Entrada)
– 9h às 12h – Audiência Pública: A Agroindústria Familiar no RS – Discutindo o PL 66/2011 e troca de Experiências.
Audiência Pública sobre a Simplificação das Agroindústrias Familiares do RS.
Tema: Discussão do Projeto de Lei 66/2011 que beneficia as Agroindústrias Familiares
Promoção: Assembléia Legislativa – RS – Porto Alegre – RS
Coordenação: Deputado Estadual Edegar Pretto e outras assessorias de Deputados da Assembléia Legislativa – RS
Local: Lonão: América Latina – Segurança Alimentar – Josué de Castro – Parque da Medianeira – Santa Maria – RS
– 9h às 12h30min – Encontro de Educadoras/es da Economia Solidária
Tema: Educação e Economia Solidária
Coordenação: Equipe CFESs (Centro de Referência de Economia Solidária) e FBES, IMS e Cáritas Brasileira
Local: Auditório do Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS – Brasil
– 11h – Abertura do 7º Levante da Juventude Rural e Urbana do RS no Ginásio do Colégio
Irmão José Otão – Santa Maria – RS.
Local: Espaço Che Guevara – Ginásio do Colégio Irmão José Otão
– 12h – Intervalo para o Lanche – Praça da Alimentação da Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar – Território da Segurança Alimentar e Sustentável.
– 12h30min – Programa Pampa Meio-dia – Antônio Gringo e Regina Delagerisi
Local: TV Pampa – Santa Maria – RS – Brasil
– 13h – Grupo: Banda BLACK SUL
Coordenação: Paulo Roberto Evangelho – UNISINOS – São Leopoldo – RS
Local: Palco da Feira
– 13h às 21h – Início da Comercialização Solidária nos Stands – Local da Feira em todos os espaços do Território da Feira.
– 13h30min – Oficina de Alongamento em frente ao Santuário Basílica da Medianeira
Coordenação: Programa de Esporte e Lazer (PELC – UFSM) em preparação Caminhada pela PAZ.
– 14h – Reunião Conjunta Regional do Núcleo Técnico e Núcleo Diretivo do Território da Cidadania – Região Central – RS
Tema: Planejamento das próximas Ações do Território da Cidadania
Coordenação: Articulador Regional do Território da Cidadania – Cláudio Cunha
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “A” – Sala nº 02
– 14h – Ato Internacional e Ecumênico pela PAZ e Justiça Social
Início da 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela PAZ e Justiça Social.
Saída da frente da Basílica Nossa Senhora da Medianeira e até o local da Feira.
Coordenação: Comissão da 7ª Caminhada pela PAZ e 7º Levante da Juventude, MOBREC, Pastoral da Ecologia, Projeto Esperança/Cooesperança, 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), os Movimentos Sociais e Artistas da Luta da Caminhada, Escolas e Pastorais Sociais.
Acolhida e apoio: Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira
– 14h30min às 16h – Programa Paralelo 860 – Renato Oliveira – Rádio Guarathan – Local da Feira
– 15h15min – Grupo: Black’s Dança de Rua – Esperança – BRDE
Coordenação: Natália Darc da Cunha Vargas – Uberlândia – MG
Local: Palco da Feira
– 15h45min – Mística Interativa em preparação da Abertura Oficial da Feira
Coordenação: 7º LEVANTE DA JUVENTUDE, MOBREC, Projeto Esperança/Cooesperança e Movimentos e Pastorais Sociais.
Local: Palco Central da Feira
– 16h – ABERTURA OFICIAL DA FEIRA DE 2011
– Acolhida dos Participantes
– Bênção de Abertura dos Eventos Internacionais (Dom Hélio Adelar Rubert) – Texto Bíblico inspirado “A Partilha das Sementes”.
– Bênção e Partilha de um Pão Gigante como Símbolo da Erradicação da Pobreza Extrema no Brasil e o fortalecimento da Economia Solidária no Brasil e no Mundo.
– Pronunciamentos de Representantes do Brasil, da América Latina e de outros Continentes.
– Pronunciamentos dos Patrocinadores e Autoridades presentes
– Apresentação do Grupo: Poetas do Templo – Oferenda Poética com coordenação: Reginaldo Figueiredo – Fortaleza – Ceará.
– Homenagem aos 50 anos de Cáritas Brasileira Regional – RS – Brasil
– Homenagem da 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul pela Instalação da Arquidiocese de Santa Maria/RS – Brasil.
– Homenagem da 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul pelos 8 anos da SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária) – MTE.
– Entrega Solene do Projeto de Lei de Política Nacional de Economia Solidária para a Comissão de Legislação Participativa (CLP) e Divulgação da Chamada Pública de Organizações para Apoio ao Encaminhamento do PL (Projeto de Lei) de Iniciativa Popular de Política Nacional de Economia Solidária.
Animação: Antonio Gringo e Regina Delagerisi
Coordenação: Comissão Mista do Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria e da Prefeitura Municipal de Santa Maria, RS – Cerimonial.
Local: Palco da Feira
– 16h – Transmissão de abertura da Feira – Rádio Guarathan – Dinarte Lopes – Local da Feira
– 16h30min às 19h – Programa Galpão do Pampa – Rádio Santamariense
Apresentador: Valdir Oliveira – Local: Espaço da Feira
– 18h30min – Dança das Boleadeiras (imperdível)
Animação: San Bertazzo – Artista e Animador da Caminhada do Povo
Local: Palco da Feira
– 20h30min às 23h – Hora “H” Notícias – Rádio Guarathan – Dinarte Lopes – Local da Feira
Ø DIA 09 DE JULHO DE 2011 – SÁBADO
– Linha Turismo Santa Maria – Ônibus Turístico – Quer conhecer a cidade de Santa Maria?
Horário: – Manhã: 9h saída da Feira
– Tarde: 15h saída do Centro
Coordenação e Inscrição: Secretaria Municipal de Turismo – Gabinete do PrefeitoMunicipal na Feira
Valor: – R$ 10,00 – adultos
– R$ 5,00 – Crianças e idosos (maiores de 60 anos).
Ø DIA 09 DE JULHO DE 2011 – SÁBADO
– 7h – Alvorada Festiva
– 7h – Momento de Mística, Integração e Acolhida entre os participantes (Palco da Feira)
– 7h – Início da Comercialização Solidária e integração com os Empreendimentos Solidários Rurais e Urbanos, Visitantes e os Consumidores/a no local da Feira.
– 8h – Grupo: Poetas do Templo – Oferenda Poética
Coordenação: Reginaldo Figueiredo – Fortaleza – Ceará
Local: Palco da Feira
– 8h às 12h – Atendimento Biomagnetismo e Massagem Terapêutica (trabalha c/ ímãs)
Coordenação: Maria Ximena Pacheco (Chile) do Grupo Arte da Inclusão
Local: Prédio nº 04 – Junto ao Espaço da Massagem – Local da Feira
– 8h às 12h – Programa do Nórton Cézar – Rádio Medianeira – Local da Feira
– Entrevistas na Imprensa ao vivo no local da Feira
– 8h30min – Apresentação Abagualado (Jaiminho)
Coordenação: Jaime Papalia
Local: Palco da Feira
– 8h30min – Filme: Mãe Terra – O que deixaremos para seus Filhos?
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 9h – Grupo: Banda BLACK SUL
Coordenação: Paulo Roberto Evangelho – UNISINOS – São Leopoldo – RS
Local: Palco da Feira
– 9h – Oficina Arte e Cultura na Visão Indígena
Tema: Visão ancestral e contemporânea da arte e cultura, relação do homem com a natureza e organização da essência humana. Nesta oficina será trabalhado com ervas nativas, flautas mágicas e danças rituais de celebração a vida. Tudo isso com inspiração nas poderosas tradições nativas do Nordeste Brasileiro. Se for possível o local desta oficina deve ser propício para acender uma fogueira.
Coordenação: Thaty Kiriri (Ufba) / Wakay Funiô / Kariri Xocó (Xamã da Aldeia Táfene) – Salvador – Bahia
Local: Lonão: Ásia – Povos Indígenas – Sepé Tiarajú– Parque da Medianeira – Santa Maria – RS
– 9h às 12h – Seminário: Sustentabilidade em Empreendimentos Econômicos Solidários
– Proposta de um Quadro Analítico
Tema: Sustentabilidade em Empreendimentos Econômicos Solidários
Coordenação: Tatiana Reis
Local: Lonão: Oceania – Políticas Públicas – Irmã Doroty– Parque da Medianeira
– 9h – Seminário: Diálogo do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária no RS
Tema: Ações do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária – SESAMPE – RS
Coordenação: Nelsa Nespolo e Maribel Kauffmann
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “B” – Sala nº 05
– 9h às 10h – Oficina de Ginástica Aeróbica
Coordenação: Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC – UFSM)
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “B” – Sala nº 06
– 9h às 11h – Oficina do Bebê Abayomi – Bonecas Negras (Inculturação)
Coordenação: Lena Martins – Rio de Janeiro – RJ.
Local: Lonão: – Mercosul Solidário – Bonecas Negras –Tereza de Calcutá
Parque da Medianeira – Santa Maria – RS.
– 9h. às 12h – Seminário Nacional de Reforma Urbana, Cooperativismo e Economia Solidária.
Coordenação: MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia)
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “B” – Sala nº 08
– 9h às 12h – Seminário Nacional: Bases de Serviços e Comercialização – 25 Experiências de Comercialização Solidária do Brasil
Tema: Comercialização Solidária, Comércio Justo e Consumo Ético
Coordenação: Luiz Fernando Tividini de Oliveira – SDT/MDA e Mônica Araújo – ASSOCENE – Governo Federal
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “C” – Sala nº 09
– 9h às 17h – Seminário Estadual: Nas Trilhas da Educação – Educação Profissional e Economia Popular e Solidária
Coordenação: Setor Pedagógico da 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação – Região Central – RS)
Local: Lonão: Europa – Educação/Economia Solidária – Paulo Freire – Parque da Medianeira
– 9h às 17h – 2º Seminário Estadual dos Ex-alunos e Alunos da Escola Cristã de Educação Política do Interdiocesano Centro – ECEP
Seminário Estadual: Políticas Públicas e Conselhos Políticos e Populares
Tema: Fundamentos Éticos-Teológicos na Política
Coordenação: Equipe da ECEP das Dioceses do Interdiocesano Centro: Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Uruguaiana, CPT/RS e CEBI ( Milton Gherardt, Rosa Ghidolin e Terezinha Ruzzarin
Local: Lonão: Oceania – Políticas Públicas – Irmã Doroty – Parque da Medianeira – Santa Maria – RS
– 9h às 17h – Seminário Internacional de Soberania e Segurança Alimentar e Sementes Crioulas
Tema: Soberania e Segurança Alimentar e Sementes Crioulas
Coordenação: Altair Pozzebon, Maurício Queiroz, Oldi Helena Jantsch, Regina Miranda. Pessoas e Entidades de Assessoria: Prof. Rubens Nodari – UFSC; Regina Miranda – CONSEA/RS; José Martin – CLOC México; Ivar Pavan – SDRPC; Lino de David – Emater/RS; Heitel Maicá – Bionatur: Cáritas Brasileira – RS, Projeto Esperança/Cooesperança e GATS/UFSM.
Local: Lonão: América Latina – Segurança Alimentar – Josué de Castro – Parque da Medianeira
Objetivos: Debater e analisar a atual conjuntura sobre o marco regulatório das Sementes Crioulas; a monopolização da produção de sementes no Brasil e no mundo; a contaminação das sementes crioulas pelos transgênicos e o direito dos agricultores de produzirem suas próprias sementes com Políticas Públicas de apoio por parte dos governos. O seminário também objetiva a partilha de experiências de organização e resistência popular em torno dos bancos e casas de sementes crioulas no Brasil e na América Latina.
O Seminário conta com a seguinte programação:
· 9hs – Acolhida e Celebração de abertura
· 9h30min. – Painel 1: Os Transgênicos e os riscos à produção de alimentos no mundo. Painelistas: Professor Rubens Nodari da Universidade Federal de Santa Catarina e um representante da Confederação Latinoamericana de Organizações Campesinas – CLOC do México.
· 10h30 – Painel 2: Marco legal e o direito dos Agricultores Familiares de produzirem suas próprias sementes na perspectiva da Soberania Alimentar dos povos. Painelistas: Heitel Maicá da Bionatur/Via Campesina e Regina Miranda do Conselho Nacional de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável.
· 11h15min. – Painel 3: Políticas Públicas de produção e Abastecimento de Alimentos no Rio Grande do Sul. Painelistas: Ivar Pavan – Secretário de Desenvolvimento Agrário e Cooperativismo do RS e Lino de David – Presidente da EMATER/RS.
· 12hs – Almoço na Feira
· 13h30min. – Oficina: Partilha de experiências de organização popular em torno de Bancos e Casas de Sementes Crioulas.
· 15h30min. – Dinâmica de elaboração de Documento/síntese dos debates e proposições.
· 16h30min – Encaminhamentos, avaliação e sistematização do Seminário.
· 17hs – Encerramento das atividades.
– 9h às 18h – 7º Seminário Latino Americano de Economia Solidária
Tema: Educação e Economia Solidária
Coordenação: FBES – RIPESS LA – EMS – CFESs – Brasil Local, IMS e Cáritas Brasileira.
Local: Auditório do Colégio Irmão José Otão – ao lado da Feira.
– 9h30min – Filme: Cada um com seu cada qual.
Sinopse: Camila, uma menina de 8 anos, vê uma caixa de papelão cair de um “burro sem rabo” e tenta devolvê-la a seu dono – um catador de papel. O homem lhe dá de presente a velha caixa. Ao chegar em casa, Camila encontra uma câmera na caixa – e então começa sua aventura.
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 10h – Apresentação do Espetáculo Musicircus – Teatro de Marionetes
Coordenação: Catin Nardi da Cia Navegantes de Minas Gerais e IMS (Instituto Marista de Solidariedade).
Local: Palco da Feira
– 10h – Oficina de Blog: Divulgue seu Produto
Coordenação: Setor Pedagógico da 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação)
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “C” – Sala nº 10
– 10h30min. – Show Latino Americano dos Artistas da Luta e Caminhada
Coordenação: Antonio Gringo e o Grupo “Os Quatro Ventos”
Lançamento do CD: Nossa Terra – Nossa Gente de Antonio Gringo
Local: Palco da Feira
– 10h – Programa de Rádio “Fale com o Prefeito”
Fale com o Prefeito Municipal de Santa Maria, Cézar Schirmer com a Rede das
Emissoras das Rádios: Santamariense, Imembuí, Guarathan e Medianeira.
Local: Gabinete do Prefeito no local da Feira
– 11h às 12h50min – Programa “A Cidade” de Waldemar Roveda – Rádio Imembuí
Local: Espaço da Imprensa – Local da Feira
– 11h às 13h – Show de Bandas – Rádio Guarathan – Locutor Dinarte Lopes – Local da Feira
– 11h30min – Apresentação do Espetáculo Musicircus – Teatro de Marionetes
Coordenação: Catin Nardi da Cia Navegantes de Minas Gerais e IMS (Instituto Marista de Solidariedade).
Local: Palco da Feira
– 11h30min – Início do ALMOÇO (Colégio Irmão José Otão) – Hall de entrada.
– 11h45min – Filme: Meus amigos chineses
Sinopse:Apaixonado por futebol e por sua coleção de selos, um menino observa o escaninho de correspondência de seus vizinhos, cheio de envelopes com selos de várias partes do mundo. Um dia ele toma coragem e bate à porta dos destinatários da correspondência: dois chineses. Além de ganhar um punhado de selos, ele se torna amigo dos dois, até que o edifício é cercado pela polícia. Baseado em fatos reais ocorridos durante o período do golpe militar de 1964.
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 13h às 17h – Atendimento Biomagnetismo e Massagem Terapêutica (trabalha c/ imãs)
Coordenação: Maria Ximena Pacheco (Chile) do Grupo Arte da Inclusão
Local: Prédio nº 04 – Junto ao Espaço da Massagem – Local da Feira
– 13h30min – Filme: Economia Solidária: Outra Economia Acontece
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 13h30min – Concerto do Grupo Câmera – Instrumentos: Flauta Doce e Transversa, Violão e Violoncelo; Percussão e Canto
Coordenação: Nelsi Reichert, Iara Jacks e Raul Nunes (Banco da Esperança e UFSM).
Local: Palco da Feira
– 14h às 17h – Oficina: Economia Solidária na Prevenção da Violência no RS
Tema: Economia Solidária como Estratégia de Prevenção à violência
Coordenação: Guayí – Luiz Antonio Brenner Guimarães
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “C” – Sala nº 10
– 14h – Oficina: Nas Trilhas da Educação: Iº Encontro de Blogueiros de Escolas Públicas Estaduais – RS.
Coordenação: Setor Pedagógico da 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação)
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “B” – Sala nº 08
– 14h – Seminário: Políticas Públicas de Economia Solidária no Âmbito Estadual – a Experiência do Programa Bahia Solidária
Tema: Política Pública de Economia Solidária
Coordenação: Tatiana Reis – Bahia
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “A” – Sala nº 05
– 14h – Seminário Nacional da Rede de Educação Cidadã – RECID
Tema: Educação Popular e Erradicação da Pobreza Extrema no Brasil
Coordenação: Educadores Populares da Rede de Educação Cidadã – RECID
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “A” – Sala nº 04
– 14h – Lançamento do 21º Seminário Interestadual de Alternativas à Cultura do Fumo
Local: Palco da Feira
Coordenação: Interdiocesano Centro de Cáritas (Dioceses de Cachoeira do Sul, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul e Arquidiocese de Santa Maria – RS), Cáritas – RS, CPT/RS e a Paróquia de Cortado – RS.
– 14h15min – Apresentação do Projeto Catando Cidadania (Coral dos Catadores de Santa Maria – RS)
Local: Palco da Feira
– 14h às 16h – Oficina do Bebê Abayomi – Bonecas Negras (Inculturação)
Coordenação: Lena Martins – Rio de Janeiro – RJ.
Local: Lonão: Mercosul Solidário – Bonecas Negras – Tereza de Calcutá – Parque da Medianeira – Santa Maria – RS.
– 14h30min – Apresentação do Espetáculo Musicircus – Teatro de Marionetes
Coordenação: Catin Nardi da Cia Navegantes de Minas Gerais e IMS (Instituto Marista de Solidariedade).
Local: Palco da Feira
– 15h – Oficina: Nas trilhas da Educação: Iº Encontro Solidário de Rádios-escolas e Rádios Comunitárias da Região Central – RS.
Coordenação: Maria Fátima Vieira Marques e Luciane Moura (Assessoria de Comunicação Social da 8ª CRE)
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “B” – Sala nº 06
– 15h às 17h – Encontro do Projeto e Coral Catando Cidadania com a Regina Delagirisi e o Projeto Esperança/Cooesperança.
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “A” – Sala nº 02
– 15h – Grupo de Teatro da Escola Marista Santa Marta – Apresentação Teatral
Responsável: Augusto Russini – Escola Marista – Santa Maria – RS
Local: Palco da Feira
– 15h20 – Banda – Escola Marista Santa Marta – Música
Responsável: Augusto Russini – Escola Marista – Santa Maria – RS
Local: Palco da Feira
– 15h30min – Filme: O homem que bota ovo.
Sinopse: O sapateiro Bonifácio e sua mulher, Suely, moram em uma cidadezinha do interior mineiro. Bonifácio adora a esposa e confia nela totalmente. Um dia, porém, ele encontra um amigo que lhe assegura que mulheres não conseguem guardar segredos. Bonifácio acha isso um desaforo, mas acaba aceitando a sugestão do amigo: contar um segredo para a esposa e esperar para ver…
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 15h40min – Coral Vidas em Canto – Escola Marista Santa Marta – Música
Responsável: Augusto Russini – Local: Palco da Feira
– 16h – Grupo: Dança Omodudu – Dança Afro – Coreografia “Onílè: o Òrisã que se veste da Terra”
Coordenação: Maria Cristina Andrade Florentino – Uberlândia – MG
Local: Palco da Feira
– 16h – Oficina de Blog: Divulgue seu produto em Rede Solidária
Coordenação: Setor Pedagógico da 8ª CRE
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “B” – Sala nº 08
– 16h30min – Oficina DANÇAS DE SALÃO E CULTURA GAÚCHA
Promoção: Núcleo PAR Medianeira do Programa Esporte e Lazer da Cidade da Universidade Federal de Santa Maria
Ministrantes: Daniele Kopp e Andressa Ferreira da Silva
Coordenadora do Núcleo: Simone Neiva Milbradt
Local: Palco da Feira
– 16h às 17h – Oficina de Ginástica Aeróbica
Coordenação: Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC – UFSM)
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “A” – Sala nº 03
– 17h – Apresentação do Espetáculo Musicircus – Teatro de Marionetes
Coordenação: Catin Nardi da Cia Navegantes de Minas Gerais e IMS (Instituto Marista de Solidariedade).
Local: Palco da Feira
– 17h – Encontro de Integração do Mercosul Missão de Integração, Turística, Social, Cultural e Economia Solidária do Mercosul.
Local: Gabinete do Prefeito Municipal – Local da Feira
– 17h30min – Grupo: Rodrigo Cidade e Seus Comparsas – Musical
Coordenação: Rodrigo Cidade – Tupanciretã – RS
Local: Palco da Feira
– 18h – Mágico Mister Tharles (Mágicas Diversas).
Local: Palco da Feira
– 18h30min – Filme: Netto e o Domador de cavalos
Sinopse: No início da Guerra dos Farrapos, o general Antonio de Souza Netto descobre que um antigo parceiro, Índio Torres, está preso. Para libertá-lo, envolve-se com escravos rebelados. Entre eles, o Negrinho, o melhor ginete da fronteira…
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 19h – Seminário Latino Americano da Cáritas
Coordenação: Cáritas Brasileira – RS
Local: Auditório do Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 19h – Ato de Fundação da Cooperativa Habitacional
Coordenação: MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia)
Local: Palco da Feira
– 20h – Apresentação do Espetáculo Musicircus – Teatro de Marionetes
Coordenação: Catin Nardi da Cia Navegantes de Minas Gerais e IMS (Instituto Marista de Solidariedade).
Local: Palco da Feira – 20h – Lançamento de uma Série de Vídeos da Comercialização Solidária: A Cidade Solidária Coordenação: IMS – Instituto Marista de Solidariedade Local: Sala de Imprensa – Fundos do Prédio nº 01 – Local da Feira
Ø DIAS 09 e 10 DE JULHO DE 2011 – SÁBADO E DOMINGO – Ampliada Estadual das CEBs (Comunidades Eclesiais de Bases) Coordenação: Coordenação Estadual da Ampliada de CEBs/RS Local: Capela Nossa Senhora da Medianeira – Bairro Medianeira – Santa Maria – RS
Ø DIA 10 DE JULHO DE 2011 – DOMINGO – Linha Turismo Santa Maria – Ônibus Turístico – Quer conhecer a cidade de Santa Maria? Horário: – Manhã: 10h saída do Centro – Tarde: 15h saída da Feira Coordenação e Inscrição: Secretaria Municipal de Turismo – Gabinete do Prefeito Municipal na Feira Valor: – R$ 10,00 – adultos – R$ 5,00 – Crianças e idosos (maiores de 60 anos).
Ø DIA 10 DE JULHO DE 2011 – DOMINGO – 7h – Alvorada Festiva – 7h30min – Espaço de Mística e acolhida dos participantes – 7h30min – Início da Comercialização Solidária e Integração com os Empreendimento Solidários e os Consumidores/as e visitantes
– 7h45min às 8h30min – Programa “A Igreja a Caminho” da Rádio Medianeira AM – PadreSilvio Weber – Estúdio da Rádio Medianeira – Santa Maria – RS.
– 8h – Grupo: Poetas do Templo – Oferenda Poética
Coordenação: Reginaldo Figueiredo – Fortaleza – Ceará
Local: Palco da Feira
– 8h às 12h – Atendimento Biomagnetismo e Massagem Terapêutica (trabalha c/ imãs)
Coordenação: Maria Ximena Pacheco (Chile) do Grupo Arte da Inclusão
Local: Prédio nº 04 – Junto ao Espaço da Massagem – Local da Feira
– 8h às 13h – Programa ao Vivo – Nórton Cezar – Rádio Medianeira – Santa Maria – RS.
Local: Território da Feira
– 8h30min – Filme: Comércio Justo e Solidário: MOA
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 8h30min – Grupo Musical de Violão e Canto
Coordenador: Professor Antônio Campagnolo e seu grupo de Artistas de Violão e Música
Local: Palco da Feira
– 9h – Oficina de Produção Coletiva da Carta de Santa Maria
Coordenação: FBES, Espacio Mercosur Solidário, Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária, Centro Nacional de Formação em Economia Solidária, Brasil Local Articulação Nacional.
Local: Sala de Informática do Colégio Irmão José Otão – ao lado da Feira
– 9h – Espaço: Mercosul Solidário
Coordenação: Mercosul Solidário
Local: Auditório do Colégio Irmão José Otão
– 9h – Nas Trilhas da Educação – Iº Encontro Solidário de Bandas Estudantis da 8ª CRE
Coordenação: Setor Pedagógico da 8ª CRE – Região Central – RS.
Local: Lonão Europa – Paulo Freire – Parque da Medianeira
– 9h – Taller de Planificación Estratégica 2011-2014 del Espacio MERCOSUR Solidario
Tema: Validación de visión, valores, misión y objetivos estratégicos del Espacio MERCOSUR Solidario para el período y acuerdo sobre organización interna.
Coordenação: Hair Fonseca (CNES Uruguay), Eduardo Letelier (ECOSOL Chile), Beatriz Pavón (ECOSOL Paraguay), Rosana Pontes (FBES Brasil) y Laura Fiorotto (ENESS, Argentina)
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “B” – Sala nº 08
– 9h – Oficina Sons da Natureza
Tema: Construção de instrumentos musicais para religar com a natureza.
Os participantes não precisam ter conhecimento formal de música. Construiremos 24 Instrumentos musicais primitivos com bambus, conchas, sementes, dentes, pedras, fibras, madeiras, osso, etc. Com eles vamos tocar músicas e preces ancestrais imitando sons da natureza e alcançando o natural poder de cura dos sons. Ao final haverá apresentação de concerto participativo tribal com a orquestra formada por todos os participantes da oficina. Solicitamos que inscrevam pessoas que precisam muito de momentos de felicidade: Povos Indígenas, Idosos, Portadores de Deficiências, Sem Terra, Sem Teto e Catadores/as, Quilombolas, Povo de Rua, etc.
Coordenação: Irma Guarani e Thaty Kiriri
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “A” – Sala nº 04
– 9h às 12h – Oficina da Cooperativa Habitacional – COOBRÁS
Coordenação: COOBRÁS – Chapecó – SC e São Paulo – SP
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “A” – Sala nº 03
– 9h às 11h – Oficina do Bebê Abayomi – Bonecas Negras (Inculturação das Etnias)
Coordenação: Lena Martins – Rio de Janeiro – RJ.
Local: Lonão: Mercosul Solidário – Bonecas Negras – Tereza de Calcutá – Parque da Medianeira – Santa Maria – RS.
– 9h às 12h – Oficina: “Mobilização para a coleta de assinaturas pelo Projeto de Lei da Iniciativa Popular pela Política Nacional de Economia Solidária”
Coordenação: Executiva do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária)
Local: Durante a Feira
– 9h30min – Grupo: Banda BLACK SUL
Coordenação: Paulo Roberto Evangelho – UNISINOS – São Leopoldo – RS
Local: Palco da Feira
– 9h30min – Filme: O Sapo
Sinopse: Para se aproximar da garota de seus sonhos, o pequeno Lucas terá de viver um papel muito curioso.
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 9h30min – Oficina de Comunicação
Tema: A Importância da Comunicação para a Agricultura Familiar
Coordenação: Clarissa Schawrtz – Doutoranda em Extensão Rural – UFSM, Cláudia Souto – Professora do Curso de Comunicação Social – UFSM e Dra. Ada Cristina Machado da Silveira – Orientadora da Pesquisa – UFSM – Santa Maria – RS.
Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “B” – Sala nº 05 e Sala nº 06
– 9h30min às 12h – Seminário Internacional dos Movimentos Sociais para a ALBA (Aliança Bolivarianas para as Américas)
Coordenação: Executiva da ALBA (RS e Secretaria Executiva da Assembléia do RS)
Local: Lonão: Políticas Públicas – Oceania – Irmã Doroty – Parque da Medianeira – RS
– 10h – Velhos Seresteiros
Responsável: José Antonio Brasil Mendes e seu grupo
Local: Palco da Feira
– 10h30min – Desfile de Roupas da Rede Nacional da Justa Trama do Brasil
Coordenação: Rede Nacional da Justa Trama
Local: Palco da Feira
– 11h30min – Grupo: Ava Brasil – Atividade Cultural: Cantos e Danças Rituais Indígenas –
Coordenação: Thaty Kiriri e Irma Guarani – Salvador – Bahia
Local: Palco da Feira – 11h30min. – ALMOÇO no Colégio Irmão José Otão – ao lado da Feira
– 11h40min – Filme: Dona Cristina Perdeu a Memória
Sinopse: Antônio, um menino de 8 anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida, os nomes de seus parentes e os santos do dia. E Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 12h – Grupo GELM (Grupo Esporte e Lazer Master) – Música
Coordenador: Rui Carlos Barcelos Beulch
Local: Palco da Feira
– 12h30min. – Grupo de Rock Escravos de Jó – Banda
Coordenação: Moisés dos Santos Canabarro
Local: Palco da Feira
– 13h – Grupo Eventos do Coração
Coordenador: José Dirceu dos Santos (Cebolinha)
Local: Palco da Feira
– 13h às 17h – Atendimento Biomagnetismo e Massagem Terapêutica (trabalha c/ imãs)
Coordenação: Maria Ximena Pacheco (Chile) do Grupo Arte da Inclusão
Local: Prédio nº 04 – Junto ao Espaço da Massagem – Local da Feira
– 13h30min – Filme: GOTAS DE VIDA (Cáritas Brasileira) – Projeto de Prevenção as Emergências.
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 14h às 16h – Oficina do Bebê Abayomi – Bonecas Negras
Coordenação: Lena Martins – Rio de Janeiro – RJ.
Local: Lonão: Tereza de Calcutá – Bonecas Negras – Mercosul Solidário – Parque da Medianeira – Santa Maria – RS.
– 14h às 15h – Transformando Vidas – Grupo CUICA Percussão – Santa Maria – RS
Coordenador: Zé Everton Pozzini
Local: Palco da Feira
– 15h – Espaço de Trova Popular em homenagem ao saudoso e histórico Adão Pretto, participante da Feira de Santa Maria – RS.
Coordenação: Deputado Estadual Edegar Pretto e sua Equipe
Local: Palco da Feira
– 15h30min – Filme: Paisagem de Meninos
Sinopse: Numa cidade do interior do Brasil, nos anos 30, cinco meninos tentam superar um grande obstáculo que pode impedi-los de assistir ao último capítulo de um seriado de aventuras, Haroldo, o Homem Relâmpago, ansiosamente aguardado durante semanas.
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
– 15h30min – Show de Música Gauchesca e Sertaneja de José Luiz e sua Caravana
Coordenação: José Luiz e sua Caravana
Local: Palco da Feira
– 16h15min – Apresentação das Bandas
Coordenação: 8ª CRE
Local: Palco da Feira
– 16h30min – Banda CE Pala – Cacequi – RS
Coordenação: 8ª CRE
Local: Palco da Feira
– 17h – Banda Estudantil da Escola Municipal Tancredo Neves
Coordenação: 8ª CRE
Local: Palco da Feira
– 17h20min – Grupo: Poetas do Templo – Oferenda Poética
Coordenação: Reginaldo Figueiredo – Fortaleza – Ceará
Local: Palco da Feira
– 17h45min – Homenagem Póstuma ao Saudoso e inesquecível Dom Ivo Lorscheiter, Profeta e Gigante da Esperança e Cidadão do Mundo.
Coordenação: Antonio Gringo e Regina Delagerisi Local: Palco da Feira
– 18h – ENCERRAMENTO OFICIAL DA FEIRA – Leitura da Carta da 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul. – Lançamento da 19ª FEICOOP e 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul – 13 a 15 de Julho de 2012. – Grande Abraço Coletivo da Solidariedade entre os Empreendimentos Solidários, Apoiadores/as, Organizadores, Patrocinadores e participantes da Feira de 2011. – Bênção do envio das Caravanas de 2011. Coordenação: Comissão Cultural da Feira de 2011 e Comissão Organizadora do Projeto Esperança/Cooesperança
Local: Palco da Feira
– Despedida com votos de BOA VIAGEM e BOM RETORNO EM 2012!
– 18h30min – Filme: Houve uma Vez Dois Verões.
Sinopse: Chico, adolescente em férias na maior e pior praia do mundo, encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre ?aquela noite?, mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.
Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)
Local: Sala de Vídeos – Colégio Irmão José Otão – Santa Maria – RS
“SE QUISERES FAZER PLANEJAMENTO PARA 1 ANO: PLANTE CEREAIS,
SE QUISERES FAZER PLANEJAMENTO PARA 30 ANOS; PLANTE ÁRVORES,
SE QUISERES FAZER PLANEJAMENTO PARA 100 ANOS: ORGANIZE E MOTIVE A ORGANIZAÇÃO DO
POVO”. (Provérbio Chinês) e para isso “UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL E “UMA OUTRA
ECONOMIA JÁ ACONTECE”.