Fonte: Lea Cunha (lcunha@marista.edu.br)

A Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério Trabalho e Emprego (Senaes/MTE) completou no dia 26 de junho, oito anos de existência.

Para comemorar a ocasião, foi aberta, no hall de acesso do bloco F, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a exposição “Economia Solidária – 08 anos de Senaes”. Nela estão apresentas as diversas ações realizadas pelo órgão, além de exibidos artigos produzidos por empreendimentos econômicos solidários. Paralelamente à mostra, grupos promovem a venda de seus produtos em uma feira de economia solidária que também acontece no mesmo prédio do MTE, até a próxima sexta-feira.

No descerramento da faixa de inauguração, o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, fez um balanço bastante positivo do trabalho realizado pela Secretaria, uma vez que ela ajudou muito, nesses oito anos, no crescimento da Economia Solidária do Brasil. “Hoje nós nos tornamos complexos: temos conosco indígenas, quilombolas, quebradeiras de cocos e uma infinidade de pessoas com quem caminhamos juntos”, disse. Singer também parabenizou o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), entidade que nasceu junto com a Senaes, no mesmo instante. “Várias das nossas atividades são realizadas com o FBES, é nosso grande parceiro nos 110 convênios que realizamos na proposição de políticas públicas para o Brasil”, ressaltou.

A abertura da exposição contou com as presenças do ministro do Trabalho e Emprego em exercício Paulo Roberto Pinto, o ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho e o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário Vital, diretor de Cooperativismo, Negócios e Comércio (Decoop/SDT), Vital Filho.