Fonte: GAPI/UNICAMP (gapi@ige.unicamp.br)

O II Workshop Internacional “Tecnologia Social e Políticas Públicas na América Latina”, que teve sua primeira edição em julho de 2010, em Buenos Aires, é parte de um projeto de pesquisa apoiado pelo IDRC (International Development Research Centre, Canadá) e que envolve uma equipe formada por pesquisadores de diversos países latino-americanos. O projeto busca gerar insumos para a construção de conhecimentos e políticas aderentes às necessidades da maioria dos habitantes da região.Um aspecto recente desse esforço, centrado no conceito de Tecnologia Social e na preocupação com a grave exclusão social que caracteriza as sociedades latino-americanas, tem sido a revisitação das experiências de desenvolvimento de “tecnologias apropriadas”.

Concebidas como intervenções localizadas e paliativas por cientistas e tecnólogos, destinadas a usuários com escassa qualificação formal, mas sem a sua participação, e escassamente preocupadas em gerar uma dinâmica de produção de conhecimento alternativa àquela monopolizada pelas grandes corporações, elas têm subutilizado o saber tácito e codificado historicamente acumulado pelas maiorias. Superando essas deficiências, e apoiando-se em contribuições recentes da Sociologia da Tecnologia, da Análise de Política, da Filosofia da Tecnologia e da Economia da Mudança Tecnológica, a proposta da Tecnologia Social se diferencia radicalmente das abordagens deterministas-tecnológicas que têm orientado a elaboração da Política Científica e Tecnológica dos países da região e os esforços no sentido de “utilizar o conhecimento” científico e tecnológico disponível para aliviar a exclusão. O objetivo dessa proposta é a mobilização do potencial cognitivo existente na sociedade para a construção de sistemas tecnológicos orientados à geração de dinâmicas de inclusão, via resolução de problemas sociais e ambientais. O Workshop, ao submeter a um público amplo os resultados analítico-conceituais e empíricos alcançados com o trabalho das equipes nacionais, se propõe como um espaço de debate e de formulação de estratégias para o desenvolvimento da Tecnologia Social na América Latina.

Público:

Professores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil do Brasil e de outros países latino-americanos.

Data e local:

13 e 14 de junho de 2011. Auditório do Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Equipe organizadora:

O Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI), vinculado ao Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP, vem há mais de uma década dedicando-se ao estudo das relações ciência-tecnologia-sociedade, a partir do emprego de enfoques como os de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, de Economia da Tecnologia e de Análise de Política. Cabe destacar entre sua produção recente sobre Tecnologia Social, o livro Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade (que teve sua segunda edição revisada e ampliada publicada em 2010) e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia & Política de Ciência e Tecnologia: Alternativas para uma Nova América Latina (2009).