Por Coordenação do FRES

Aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, na Associação Banestado em Praia de Leste, o 1º Encontro Regional e a Reestuturaçao do Fórum Regional de Economia Solidária de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Vale do Ribeira.

O evento que teve o apoio da ADS CUT (Agência de Desenvolvimento Solidário), FETEC PR, (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito), ONG Moradia e Cidadania, Fórum Municipal de São José dos Pinhais e CESCOPER (Cooperativa de Economia e Crédito Solidário), surgiu da mobilização dos empreendimentos de economia solidária da região que sentiram a necessidade de se organizarem em um espaço onde pudessem debater e tratar questões como formação , organização e participação de feiras.

A CESCOPER promoveu seminários sobre cooperativismo , associativismo e microcrédito, atendendo a uma demanda de formação e abordando questões fundamentais para o movimento. Além disto, constou da programação, oficinas sobre moeda social, horta vertical, customização e embalagens , todas elas promovidas pelos próprios empreendimentos, que aproveitaram o encontro para aprendizagem e troca de conhecimentos, dentro de espírito de cooperação que é a base da economia solidária.

Odete Padilha, representante do Grupo Popular e Solidário de Piraquara ao perceber que o público presente era composto em sua maioria representantes de grupos solidários, se emocionou. “Isto é histórico em nossa região e reflete o envolvimento dos empreendimentos na mobilização e organização do evento. Lembrou que até os crachás foram construídos à mão de forma coletiva e isto, para ela, simboliza a vontade e a disposição dos integrantes dos grupos em fortalecer o movimento da economia solidária na região.

No segundo dia do encontro foram realizados trabalhos visando reestruturar o Fórum Regional, com o objetivo de intercâmbio de informações, organização, formação e comercialização Os participantes elegeram seis empreendimentos, três entidades de apoio, um gestor público e os respectivos suplentes com representantes de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral indicados para coordenar o Fórum pelo prazo de um ano.

No Encontro também foi explicado o PL 865, que propõe vincular a Economia Solidária à nova Secretaria de Micro e Pequeno Empresa, e chamado para audiência pública no dia 26, na Assembleia Legislativa do Paraná. A Comissão Organizadora também enfatizou a importância de mobilização para a coleta de assinaturas do projeto de lei de iniciativa popular que institui políticas públicas de economia solidária.