Fonte: www.padrejoao.com.br

Na reunião da Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da última terça-feira, dia 17, na Câmara dos Deputados, Padre João falou novamente a favor da Economia Popular Solidária. Na pauta estava o projeto de lei nº 865/2011 que, dentre outras coisas, cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Padre João é autor, junto com a deputada Luiza Erundina, da emenda que solicita a retirada da Economia Solidária do projeto de lei. A emenda teve o apoio de 28 deputados.

“É preciso que todos tenham a clareza da diferença entre a micro e pequena empresa e a Economia Solidária. E ela vai desde a concepção: uma pessoa que vai montar uma micro empresa, a primeira coisa que leva em consideração é se há um concorrente e se ele poderá superá-lo. A Economia Solidária é diferente. Vão descobrir com quem poderão somar, se unir”, esclarece Padre João.

Assista a intervenção de Padre João em www.youtube.com/watch?v=hBFNH-Mkq4g

O deputado lembra ainda que a natureza da Economia Solidária vai muito além do que a obtenção de renda, embora esta seja importante. “Mas o mais importante é o resgate do meio ambiente, da matéria prima, seja no artesanato, na culinária, em todas as áreas. A intenção é superar o desperdício. Toda essa riqueza de que estamos falando, distingue em muito a Economia Solidária da lógica da micro e pequena empresa. Mas existe espaço para todos, é importante ressaltar”. Economia Solidária aponta para outro modelo de desenvolvimento, cujo alicerce é a cooperação, a diversidade, a sustentabilidade, os povos e comunidades tradicionais, a questão de gênero, ou seja, tem identidade e ideologia diferente da Micro e Pequena Empresa, que fomenta a lógica do capitalismo e do individualismo.

O “não” à economia solidária no PL865 é uma negatória à ideia de que as agendas e políticas de economia solidária e de micro e pequena empresa são a mesma coisa. É um apoio à autonomia e identidade das políticas de economia solidária.

É válido enfatizar que o governo está aberto à mudança no texto, por isso o deputado Padre João se sentiu apto a apresentar a emenda. O parlamentar trabalha, ainda, pela criação de uma Secretaria com status de ministério para tratar da Economia Popular Solidária.

Relançamento de Frente

Padre João participou também ontem, dia 18, do relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária, da qual é um dos integrantes. O principal objetivo da Frente é lutar no Congresso pela aprovação de uma legislação que garanta o desenvolvimento deste setor em todo o país