Por Secretaria Executiva do FBES (forum@fbes.org.br)
Cerca de 500 militantes da economia solidária estiveram em Brasília para o Grito da Terra Brasil 2011 e na pressão junto ao Congresso Nacional sobre os rumos da política pública de Economia Solidária no Brasil.
Trabalhadoras/es de diversos estados do Brasil estiveram na estrada rumo à Brasília para uma das maiores mobilizações já organizadas pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária em parceria com a Contag.
A próxima semana foi histórica para o movimento, com uma grande agenda de mobilizações na capital.
Grandes caravanas estiveram em Brasília dos estados de Pernambuco, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Brasília; além da vinda de representantes do Acre, Rondônia, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará e Alagoas. Isso mostra a força das bases e dos fóruns locais de economia solidária na mobilização e na organização coletiva!
Abaixo a agenda de mobilização:
Dia 17/05
8h às 13:30h – com a Contag no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade: Assembleia, Mística, Análise de conjuntura
10h – FBES com deputados no Congresso
14:30h – Audiência Pública no Congresso sobre a PL 865: Plenário nº 3 do anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF
14:30h – Abertura oficial do GTB em frente ao Congresso
16h – Ato político no Ministério da Fazenda/ GTB
20h – Assembléia da Economia Solidária no Pavilhão de Exposições
Dia 18/05
8h – Assembléia GTB no Pavilhão
10h – Ato político em frente ao MDA/ GTB
10h – Reunião do GT da Economia Solidária com a presidência (comissão já formada)
14h – Ato político no MTE/ GTB
14h – Lançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa da Economia Solidária (Auditório Freitas Nobre – Camara dos Deputados)
15h – Audiência com Dilma/ GTB
15h – Ciranda organizada pelo FBES em frente ao Congresso com todos/as trabalhadore/as
17h – Divulgação do resultado do GTB/2011
18h – Retorno aos estados
Durante o período haverão algumas atividades ocorrendo ao mesmo tempo, deste modo, teremos que nos organizar em grupos pelas delegações estaduais para estarmos presentes em todos os espaços, tanto das atividades específicas da economia solidária, quanto das atividades em conjunto com o Grito da Terra Brasil.
Além disso, outro importante debate na Câmara será a votação do Código Florestal, que está gerando intensos debates em nossa sociedade. É importante estarmos próximos à isso para que não ocorram retrocessos também em nossa legislação ambiental, visto que há chances da votação no Congresso ocorrer no dia 18/05.
Avante companheiras/os!
Rumo ao fortalecimento da economia solidária no campo e na cidade!