Por Fórum Catarinense de Economia Solidária

O Fórum Catarinense de Economia Solidária (FCES), na última quinta-feira (05/05/2011) às 8 horas apresentou aos parlamentares, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em um “café da manhã solidário”, o trabalho que a economia solidária vem desenvolvendo no Estado.

Também foi apresentada as demandas, como legislação específica, chamada para audiência pública para discutir o PL 865 e apoio para vinda ao Grito da Terra 2011 em Brasília.

O café contou com a presença dos Deputados Padre Pedro Baldisseira, Volnei Morastoni, Dirceu Dresch, Luciane Carminatti e Sargento Soares, além de representantes dos gabinetes dos deputados (as) Dirce Hidrecheirt, Neodi Saretta e Jailson, também com representação da Comissão de Economia, e Coordenação e Assessoria da Bancada do PT. E representando o FCES: Carlos Eduardo Arns, Paulo Dalfovo Neto, Leila Severo, Idalina Maria Boni, Kristiany Bender, Vania Diehl e Sueli Hinze e pelo Instituto Saga, Claudinei Senhor e Marlene de Andrade.

No momento o FCES, de forma solidária explanou “a economia solidária orientada por novos valores, como um modo de produção e comercialização mais justa e inclusiva, guiado pela cooperação e a solidariedade”. O grupo entre outros pontos apresentou os princípios da Economia Solidária, as formas de organização, as estruturas organizacionais, a criação do FCES e toda a articulação dos 10 fóruns regionais, números de Empreendimentos de Economia Solidária em Santa Catarina, enfim todos os eventos e programas/projetos que vem sendo realizados desde o ano 2000 no estado.

Por fim apresentou as demandas enquanto proposições de ter respaldo junto a casa, obtendo encaminhamentos importantes na história do movimento atual. Os deputados presentes decidiram propor uma legislação específica para a atividade, além de impulsionar a tramitação de uma Proposta de Emenda Constitucional que inclui o termo “economia solidária” no artigo 136 da Constituição do Estado. Também decidiram apoiar a inserção dos produtos no mercado e ainda agendar uma audiência pública solicitada pelo Fórum Catarinense de Economia Solidária, para tratar das reivindicações do Movimento de Economia Solidária e do PL 865.

O Fórum encaminhou hoje, (09/05/2011) ofício ao presidente da Assembléia, Deputado Gelson Merísio, solicitando apoio financeiro e logístico para que seus membros e representantes dos Empreendimentos Econômicos Solidários se desloquem até Brasília DF, para integrar a mobilização do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) na participação da Audiência Pública dia 17 e relançamento da Frente Parlamentar da Economia Solidária e do Grito da Terra, no dia 18 de maio.

Acesse a Notícia publicada pelo Fórum Catarinense em www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1383&Itemid=99999999