Por Renata Pistelli (repistelli@uol.com.br)
O estudo “Levantamento sobre o Perfil dos Grupos de Consumo no Brasil” teve início em agosto de 2009. A pesquisa foi coordenado pelo Instituto Kairós, e contou com a participação essencial dos grupos de consumo responsável e dos parceiros e parceiras participantes do grupo de sistematização das informações.
A intenção desse estudo foi traçar um primeiro esboço do panorama dos grupos de consumo no Brasil, trazendo algumas de suas questões e de suas principais características. Esperamos que esse levantamento inicial possa impulsionar ainda mais nossa comunicação e a troca de informação entre os Grupos de Consumo, assim como suscitar novos estudos, pesquisas e sistematizações sobre o tema.
Resultados da pesquisa disponíveis no site www.institutokairos.net/index.php?option=com_content&view=article&id=124&Itemid=117&lang=pt
Temos a proposta de realizar em agosto deste ano um Encontro Nacional dos Grupos de Consumo e, para a construção desse evento, estaremos em diálogo com os representantes dos Grupos de Consumo a partir da próxima semana.
Parceiros e Grupos de Consumo que colaboraram com a pesquisa:
Grupos de Consumo participantes da pesquisa (que contribuíram com preciosas informações): Rede Ecológica, MICC, Sementes de Paz, CooperEcosol, Cooperativa GiraSol, RedeMoinho e Trocas Verdes
Grupo de Sistematização (essencial para a qualidade do resultado, assim como do processo): Adriano Borges (Instituto Pólis), Maira Rocha (Nesol), Felipe Pateo (Sig, Faces do Brasil), Ricardo Scalea, Guillermo Haddad (Sementes de Paz), Ana Flávia Badue, Camila Oliveira, Renata Pistelli e Thais Mascarenhas (Instituto Kairós).